sexta-feira, 23 de julho de 2010

Orgulho!

Recebi esses dias, pelo meu irmão, uma informação que me deixou extremamente orgulhosa.
Saiu em Salvador o ranking, se assim podemos chamar, das melhores escolas do nosso Estado, de acordo com a média das notas dos alunos no Enem.
Pra minha alegria, os dois únicos colégios que estudei na vida, estão nesse ranking!

O colégio Oficina, em Salvador, o qual cursei o 1º, 2º e 3º ano, ficou em 12º lugar. Por experiência própria, digo que é um colégio excelenteeee!!! Os professores são sensacionais, é um colégio que preza muito pela cultura, educação, cidadania, solidariedade e liberdade de expressão. Foram 3 anos MA-RA-VI-LHO-SOS pra mim!!
O Colégio Oficina não tem tantos anos de existência (apenas 21 anos) como alguns colégios mais tradicionais de Salvador, e por isso seu nome não é tão conhecido. Mas, pra mim, ele é muito melhor do que muitos destes. E digo com toda segurança e sinceridade.
Me lembro que na época do meu 3º ano, o famoso ano de vestibular, inúmeros estudantes (inclusive alguns amigos meus) de colégios como Anchieta, Módulo, Antônio Vieira, Portinari, São Paulo, Mendel, dentre outros muuuuitos, faziam matérias isoladas lá no Oficina. Para quem não sabe, matéria isolada é quando vc estuda em um colégio, mas resolve ter aulas de uma ou algumas matérias específicas em outra instituição como uma espécie de reforço. Em sua maioria os alunos de fora buscavam no Oficina as matérias isoladas de História e Geografia, ou Biologia e Física, e claro nas demais também. Curioso que não tinha um aluno sequer do Ofcina fazendo matéria isolada em colégio NENHUM, e o índice de aprovação nos vestibulares aquele ano foi de mais de 75%, sem contar os 4 primeiros lugares na federal: medicina, economia, psicologia e artes cênicas (teatro); primeiro lugar em medicina na baiana; medicina na Unicamp (SP); entre outros.
Eu recomendaria a qualquer pessoa colocar seu filho para estudar no Oficina, além de aprender muito bem sobre as matérias disciplinares, a gente aprende muito, também, sobre a vida.

O colégio Maria Montessori, em Ipirá, que ficou na 6ª posição desse ranking, foi onde eu passei a maior parte da minha vida, desde os meus 3 até os 13 anos.
Uma alfabetização de 1ª qualidade e um ensino que não deixa a desejar a colégio nenhum da capital, muito pelo contrário.É um colégio onde os professores, coordenadores, funcionários e diretores estão sempre tentando inovar, se reciclar, trazer coisas novas. Sempre tentaram despertar o lado criativo dos seus alunos e fazê-los pensar. Um lugar onde as pessoas te conhecem pelo nome, se preocupam com vc, e te tratam pessoalmente, e não como apenas mais um.
Foi na Montessori que recebi toda a base educacional para poder chegar onde estou hoje e só posso ser grata a todos aqueles que de certa forma contribuíram para meu crescimento e evolução.
Eu sou fã de carteirinha do Colégio Maria Montessori, e como filha antiga da casa, só posso estar POCANDO de orgulho por esse reconhecimento maravilhoso.Parabéééns a toda família Montessoriana!!!!


Abaixo a lista com as 20 instituições em destaque no Estado, as maiores notas no ENEM-(2009):

1 - Colégio Helyos, Feira de Santana, Privada, média 730,42
2 - Colégio Nossa Sra da Vitória, Ilhéus, Privada, 701,18
3 - Colégio Anchieta, Salvador, Privada, 696,43
4 - Colégio Militar de Salvador, Salvador, Federal, 692,09
5 - Colégio Acesso, Feira de Santana, Privada, 691,96
6 - Colégio Maria Montessori, Ipirá, Privada, 690,62
7 - Instituto Federal de Educação, Simões Filho, Federal, 690,08
8 - IFBA, Salvador, Federal EMR, 682,55
9 - IFBA, Salvador, Federal EMR e EJA, 681,47
10 - Centro Educacional Villa Lobos, Salvador, Privada, 681,44
11 - Instituto Social da Bahia, Salvador, Privada, 681,20
12 - Colégio Oficina, Salvador, Privada, 681,18
13 - Colégio Piaget, Valente, Privada, 680,19
14 - Escola Nobre, Santo Antônio de Jesus, Privada, 677,60
15 - Colégio Antônio Vieira, Salvador, Privada, 677,29
16 - Colégio Módulo, Salvador, Privada, 671,24
17 - Colégio Sartrecoc, Salvador, Privada, 670,96
18 - Colégio Comercial de Serrinha, Serrinha, Privada, 669,26
19 - Colégio Dínamo, Alagoinhas, Privada, 668,27
20 - Cefet BA, Barreiras, Federal, 667,25




Logotipo do Colégio Oficina - Salvador




Colégio Maria Montessori - 1999
Eu e alguns amigos no nosso último ano (8ª série)







Trilha Sonora: "Longe daqui, não posso ficar, pois a saudade me faz chorar. (...) Sou terra do chão de Ipirá. (Lilian Simões)

3 comentários:

  1. Parabéns as escolas!
    Eu não conheço essa de Ipirá, mas o Oficina é um dos melhores colégios de Salvador, sem dúvida alguma.
    Bjs Nandinha linda

    ps: feliz dia do amigo atrasado, te adoro. saudades

    ResponderExcluir
  2. Pois é, Nandinha!Como diria o mais voluntarioso adolescente,"é nóis"!!!E essa trilha sonora aê?Assim vou ficar "missintindo".
    Ah,este seu artigo(como tantos outros de sua autoria)está fenomenal,parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Quase não te ví na foto! Brincadeira, está sorridente como sempre (nas fotos, pois não tenho o prazer de conhecê-la pessoalmente).

    Bjs,
    Renato

    ResponderExcluir