sexta-feira, 18 de novembro de 2011

TICKETS experience!





Muitos devem saber do significado e da importância do nome Ferran Adrià. Mas, para aqueles que não sabem, eu explico. Ferran Adrià é um chef de cozinha catalão, nascido em L'Hospitalet de Llobregat (subúrbio de Barcelona), e que está há alguns anos, entre os 5 melhores chefs do mundo.... e, considerado por 3 vezes, o melhor deles!!
O Ferran Adrià ficou mundialmente conhecido e mega famoso por elevar o conceito de cozinha a um outro nível... numa mistura de comida,  inúmeras pesquisas, e química (isso mesmo, química), ele traz a idéia de culinária molecular!! Sua mescla incrível de texturas, sabores, cores e arte fez com que ele se destacasse dos demais chefs!
Ele possui um restaurante em Roses, na Costa Brava (aqui na Espanha) chamado El Bulli, onde conseguir uma reserva era praticamente uma Missão Impossível IV!!! O restaurante tem 3 estrelas no Guia Michelin e é considerado um dos melhores restaurantes do mundo inteiro!! O El Bulli fez sua última temporada e agora vai virar o o El Bulli Foundation, um centro de pesquisa, inovação e criação culinária de onde emergirão os novos talentos gastronômicos. A data de inauguração está prevista para 2014. 
Com o fechamento do El Bulli, Ferran Adrià decide abrir, no centro de Barcelona, um bar de Tapas chamado Tickets. Para quem não sabe, "tapas" é uma típica comida espanhola que consiste basicamente no que nós brasileiros chamamos de porções, e pode ser de qualquer coisa!
O restaurante fica na Paral El, uma rua que na verdade, não é paralela a nenhuma outra da cidade, mas tem esse nome porque antigamente a intenção era traçar uma espécie de "paralelo" a Broadway, de New York, por ser uma rua cheia de teatros, restaurantes, cabarés e acreditem se quiser, tem a mais famosa casa de sexo interativo ao vivo da Europa, a Bagdad! A Paral El já teve dias melhores... hoje em dia ainda existem alguns teatros, e bons bares e restaurantes, mas não é aconselhada como uma boa moradia.
O Tickets traz em sua carta, a maioria das famosas tapas do El Bulli, e claro, algumas inovações.
Nesta última quarta feira, eu e o Pedro tivemos a alegria de poder conhecer e comer no Tickets, e falo com toda certeza do mundo, nunca experimentei NADA parecido em toda a minha vida!!
Adooorei a decoração do bar, bem moderna, e super divertida... a intenção é lembrar os antigos cinemas, daí o nome Tickets! A porta de entrada faz alusão as cabines de vendas de ingressos, tem tapete vermelho, e tanto o cara que nos recebe na porta, como os garçons lá dentro, estão vestidos com aquelas roupas "estilo-vendedor-de-ingresso-de-cinema-americano", sabe? Hahahahaha Adorei!!!

Pinça e faca como talheres

Menu Divertido

Fachada da frente


Nós!! :)

Um dos balcões de comida

Luminárias charmosas

Uma referência ao El Bulli



E agora, a parte mais importante: a COMIDA!!!!
Ahhhhhh...  realmente foge de tudo que já vi e/ou comi antes, simplesmente SENSACIONAL!!!! Do começo ao fim, cada coisa que provávamos era uma experiência diferente e inesquecível!!!
Pra começar, quando vc chega e senta na mesa, vc tem o seu pratinho, mas não talheres normais, e sim uma faquinha e uma pinça! Sim, acreditem... uma pinça! Daí, a garçonete super simpática, te explica passo a passo as tapas do menu, que é dividido em 8 categorias: Snacks; El Picoteo; Los Ibericos Joselitos; Las Ostras; Los Xuxis; Tapitas Del Mar; Tapitas de La Tierra; e Postres (sobremesas).
Dentro dessas categorias, existem várias opções de tapas em cada uma delas, e devo dizer, que foi muito difícil escolher, queríamos provar tudo!!!
Aí embaixo tem as fotos dos pratos, e explico um pouco das tapas que escolhemos!


Las olivas de Tickets
gordal adobada


As famosas azeitonas do El Bulli! São esferas de azeitona, onde na verdade, não são azeitonas (hehehe), mas ao colocar na boca, eles explicam que vc não deve morder e sim apertar no céu da boca. Neste momento, a película explode e um líquido com gosto de azeitona invade toda a boca! Sensacional!!!!!


Miniairbags rellenos de queso
manchego y panceta ibérica

Parece um mini pão árabe crocante com queijo manchego (espanhol) e uma espécie de bacon, mas não defumado.


Gambas de Playa


Camarão com uma maionese de algas (maravilhosaaaa!)
Observação para o lencinho umedecido personalizado do Tickets!



Las Ostras


Na verdade, existem vários tipos diferentes, e esse daí estava no especial da semana, e me esqueci como era o nome exatamente. Mas era com sementes de limão e outras coisinhas que sinceramente, me falha a memória, mas estava muito boa!! Pra quem gosta de ostra, é claro!!


Salmão com neve de vinagre


Também não anotei o nome do prato,  é novo no Menu! Estava na categoria Xuxi!! Delicioooooso!!!!


Bonito soasado Tickets


Um delicioso peixe com "chip" de alho e pepino confitado. Para mim, um dos malehores da noite!!


Air Baguette de Jamón Ibérico


Uma mini baguete, oca por dentro e envolvida com o presunto Joselito (maravilhoso!!)


Molleta de Papada


Como brincou o garçom com a gente, o MC Donalds do Tickets! Hahahahah... um sanduichinho de carne de porco com queijo simplesmente SENSACIONAL!! Também um dos preferidos da noite!



Patatas confitadas en aceite de
oliva con jugo de costilla de cerdo
y jamón ibérico cocido


Batatas confitadas com azeite de oliva e o suco da costela de porco com presunto ibérico! Muuuuuitooo bommm!!!



Este também era novo no Menú, e não lembro o nome! Mas era a pele do frango crocante pro baixo, com o peito do frando e por cima o suco extraído também do frango!!! Overdose de frango? Que nada... estava sensacional!!!


Pan de cristal con tomate


O famoso pão com tomate e azeite de oliva!! Em todos os lugares de Barcelona vc encontra, tínhamos que provar o melhor, né?


Ravioli líquido
de queso gaditano Payoyo


Este eles sugerem que deixemos para que seja a última tapa da noite, antes da sobremesa. Segundo nos explicou a garçonete (suuuper simpática por sinal), ele é perfeito pra fazer a transição entre a comida e a sobremesa. Ele tem o mesmo sistema da azeitona, vc coloca inteiro na boca, e não morde. Aperta no céu da boca e a película se rompe e um sabor maravilhoso de queijo invade toda a boca. É simplesmente incrível e deliciosoooo!!!!


Para beber, começamos com a boa e velha Caña (chopp) para o Pedro e pra mim a Clara (chopp com limão). Em seguida tomamos um vinho branco chamado Pazo Señorans, que é muitoooo bom, adorei!!! Depois passamos para o vinho tinto L'equilibrista e no final para acompanhar a sobremesa o vinho Tokaji Asvú, super docinho e saboroso. Esqueci de tirar foto do último, mas vai assim mesmo!! Hahahahaha...






E por último, mas DEFINITIVAMENTE, não menos importante: as SOBREMESAS!!!
Quando olhei no especial da semana, tinha certeza que queria provar a tão famosa Árvore de Algodão (quem não tem no Menu normal), mas devido a umidade que estava no dia, eles não estavam servindo. Daí fomos olhar o menu com mais cuidado para poder escolher o que íamos comer... a parte de sobremesas está divida em duas categorias: Postres, que são as sobremesas normais e Golosinas que são menorzinhas! Ahhhh que difícil escolher!!!!!!!!!!!! Dava vontade de pedir tudooo!!
Mas no final das contas, depois de quase 10 minutos de indecisão, escolhemos duas de cada.


Pastel tibio de almendras
con helado de melocotón


Esta sobremesa, tinha que colocar duas fotos pra que vcs pudessem ver o recheio do bolinho!! É um bolo de amendôas com esse recheio maravilhoso de creme e sorvete de pêssego. Laura, a garçonete, disse que era seu preferido, e posso entender o porquê. É maravilhoso!




Merengue seco de regaliz
con trufa de chocolate blanco
y fruta de la pasión


Uma mescla incrível de texturas e sabores! Na parte de cima, uma espécie de suspiro (duro) de café com cacau, logo abaixo, sorvete de chocolate e pra completar pedacinhos de maracjuá, amendôas e outras coisinhas mais. Muuuuito bomm!!!!



Buñuelos de chocolate
frío-calientes

Pequenos bolinhos de chocolate frio por fora e quente por dentro!!! Delíciaaa!!



La Roca


Pra ser muito sincera, quando este prato (que foi u último) chegou, eu pensei: "não acredito que justo o último vai ser ruim"! Foi a primeira impressão! Mas, estava TOTALMENTE enganada... é maravilhooooosa!!!!!! A textura dessa "esponja" é incrível e em cima dela tem essas duas "coberturas". Eles explicam que vc tem que comer em duas mordidas... primeiro a parte amêndoas, e em seguida a segunda, de maracujá!





A conta vem nessa latinha lindaaa, que eu quase roubo e levo pra mim!!! Hahahahahaha... O total da brincadeira foi 158,70 euros, mais a gorjeta que vc pode deixar ou não (eu sugiro deixar). Não é baratinho, mas também não achei tão caro! Pela qualidade da comida e pela experiência, sinceramente, vale cada euro!!!
Para aqueles que pretendem vir a Barcelona e vivenciar o Tickets, entre já no site e faça a reserva, porque a espera é de no mínimo 3 meses!!! Não perca essa chance de jeito nenhum!!!





E aí, o que acharam??


Beeeijos!!

Fê Cintra Lábios vermelhos

19 comentários:

  1. Cigana Nanda, guando olhei esse pensamento veio logo você na minha mente...

    A verdadeira arte de viajar...
    A gente sempre deve sair à rua como quem foge de casa,
    Como se estivessem abertos diante de nós todos os caminhos do mundo.
    Não importa que os compromissos, as obrigações, estejam ali...
    Chegamos de muito longe, de alma aberta e o coração cantando!

    Mário Quintana

    Muita luz sempre

    ResponderExcluir
  2. que post mais incrível!!!!!!!!!!!!!!!! dá água na boca olhar esse monte de comida perfeitamente preparada!! com certeza uma experiência única na vida!!!!!! e vc descreveu de uma maneira exemplar, nandinha!!! parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  3. Show Nanda!!!!!
    E o mais interessante,não é caro se compararmos com as contas absurdas que pagamos em alguns xexelentos por aqui.Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Iradoo! agora q eu quero ir mesmo!

    ResponderExcluir
  5. Muito bom o post, parabens!!! acho muito legal vc aproveitar as oportunidades da vida e viver sempre ao maximo!!! continue assim!! bjoooo

    ResponderExcluir
  6. Reserve para nós em Janeiro....Será que consegurias uma reservinha para 5? Adoraríamos conhecer e degustar tais especiarias. As sobremesas...hummmmmm....foram as que mais me chamaram a atenção.
    Uau!!!

    Bjos Xeirosa!

    ResponderExcluir
  7. Caraaaaaalho friend, arrebentou!! Que post massa vc fez!! Dá vontade de comer absolutamente tudo isso aí!!
    E que irado o restaurante hein? De primeira! E acabou que foi menos caro do que eu imaginava!

    ResponderExcluir
  8. Nossa dá vontade de comer tudooo!! que luxo!!!

    ResponderExcluir
  9. Nossa!! De dar água na boca!!

    ResponderExcluir
  10. Aiiii que luxooo!! Tão com tudo vcs ein?? Adorei!!! As comidas parecem maravilhosas mesmo!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  11. Nuuusssaaaa, cada coisa com cara melhor q a outra!!!!

    ResponderExcluir
  12. Sucessooooo!!!! Culinária de primeira e parece tudo maravilhoso!!! Parabéns pelo post, muito bom!!

    ResponderExcluir
  13. Olá Fernanda,

    Que post mais completo! Vc poderia até ser jornalista culinária! Escreveu muito bem, parabéns!
    Repetindo os comentários aí em cima, os pratos são de dar água na boca e realmente deve ter sido uma experiência única poder provar cada um deles!
    Muito legal!

    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Amigaaaaaaaaaa!!
    Que tudo!! Dá vontade de comer todos os pratos!! As sobremesas então..... ah!! Que delícia deve ser!!
    O post ficou ótimo, já tá mais que claro que pode escrever sobre qualquer assunto que queira!!!
    Quando eu for te visitar, vcs me levam aí? hahahahaha te amooooooooo!!

    ResponderExcluir
  15. Meu Deus Nandaaa!! Que maravilha isso!! Com certeza deve ter sido uma experiência única comer no restaurante de um dis melhores do mundo!!!!

    ResponderExcluir
  16. Nooosssa amigaaa!! definitivamente um luuuuxo total!!!
    as comidas parecem ser taooo perfeitinhas que da pena de comer!! mas imagino o quao deliciosas sao!!!!!! que vontade de provar todas elas!!!!
    hehehehehehe o post ficou muito bom, como sempre, alias, vc arrasa falando de qualquer assunto!! nunca pensou em ser jornalista nao????
    beijitooooooss

    ResponderExcluir
  17. Dá vontade de ir pra aí...
    Huuuummmmmm!
    muito bom o post,parabéns!

    ResponderExcluir
  18. Pedro Henrique Mendonça28 de novembro de 2011 01:59

    Perfeição e Classe é como defino esse jantar. Umas das melhores comidas que ja provei, uma pena não poder ir sempre. Muitas pessoas não gostam do fato de ser um restaurante caro e que se come pouco, mas devemos levar em consideração que é Ferran Adria, um mito da gastronomia mundial, um chef de cozinha que cansou da cozinha classica e inventou a sua propria, a cozinha molecular. Indico a todos como refeição e aula.

    Bom Apetite!!!

    ResponderExcluir
  19. Queridos,

    Obrigada a todos pelos comentários!!!

    Fico feliz que tenham gostado do Post!!! Outros posts gastronômicos virão!!! hehehehehe

    Alberto Pires, adorei o pensamento de Quintana e mais ainda por vc ter se lembrado de mim ao ler!! Estava com saudade de vc por aqui!!!


    Beijos para todos!!!!

    ResponderExcluir