quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Eterna aprendiz.

Como muitos que acompanham este blog sabem, há 3 meses atrás, estive no Brasil para passar minhas tão esperadas "vacaciones"!!
E como disse no post Colhendo Frutos, foi ma-ra-vi-lho-so poder estar lá e matar a saudade das pessoas que mais amo nesse mundo!!
Mas, como disse lá também (bem rapidamente), essa viagem foi muito importante em um monte de outras coisas!
O tanto de lições que eu tirei nesse mês que passei lá foi realmente impressionante!!
Aconteceram coisas que me fizeram repensar atitudes, comportamentos, sentimentos, pensamentos e experimentar as mais variadas emoções, nunca antes sentidas!
Descobri que posso ser realmente superior à sentimentos pequenos.
Escutei verdades de uma pessoa que nunca admiti escutar antes de ninguém (e como foi bom poder escutar), e através dessa mesma pessoa, tive algumas certezas que já buscava há algum tempo!
Percebi que algumas pessoas cometem erros impensados, simplesmente porque acham que estão se vingando ou descontando algo, que muitas vezes, apesar de todas as circunstâncias apontarem pra isso, nem aconteceu! E aí, neste momento vc percebe que aquele velho ditado: "vingança é um prato que se come frio", ou como eu preferia dizer "um prato que se come de qualquer jeito", pode ser bastante perigoso em alguns casos, e causar danos desnecessários!
A sorte, é que na vida, ainda existem muitos danos e erros que podem ser reparados, isto, é claro, quando se tem plena convicção de que o que aconteceu não foi correto, e uma vontade absurda de reparar!
E foi justamente aí que vi o arrependimento verdadeiro, aquele real e intenso, que amarga, machuca, e que, por isso, se dispõe a querer consertar de todas as formas a falta cometida.
Comprovei que não precisa ser divino pra saber perdoar.
Notei que algumas pessoas tem uma imensa dificuldade em entender o que é amor próprio, e por isso, não compreendem que este amor não pode ser esquecido e deixado de lado por nenhum outro, por maior que ele seja, ou tenha sido.
Vi também a dificuldade que alguns têm em conseguir deixar o passado de vez pra trás, e seguir adiante... e os sofrimentos que isto pode trazer pra vida destas pessoas.
Aprendi, que muitas vezes, o nosso senso de justiça, por mais apurado que seja, tem limites, e esses limites não podem ser ultrapassados em determinadas circunstâncias (ou em nenhuma delas), e que, por mais que vc esteja falando a verdade, às vezes, é preciso ter paciência e deixar a cargo de outras pessoas fazê-lo, no momento delas, e que não cabe a você decidir este momento!
Presenciei a capacidade de mudança de uma pessoa.
Valorizei a coragem de dizer verdades!
Fiquei contente por contribuir para um avanço, um amadurecimento... e ter conseguido deixar uma "sementinha" minha em alguém!
Tive dúvidas e incertezas, confusão de sentimentos (muitos!). Vontade de ficar no Brasil, vontade de voltar pra Barcelona.
Percebi que algumas pessoas/sentimentos/sonhos/expectativas (nessa ordem), não mudam, mesmo com o tempo!
Comprovei a existência de amizades puras e reais, que resistem ao tempo, distância, e todas as intempéries da vida, deixando-a mais forte, mais saudosa e mais difícil de despedir-se (mais uma vez)!
Confirmei que tenho a melhor família do mundo, a mais presente, mais maluca, mais divertida, mais cúmplice, e experimentei a dor profunda de afastar-me outra vez e ter que viver longe dela!
Compreendi que nunca é tarde para recuperar um tempo perdido, mudar o rumo de uma história e tentar apagar algumas mágoas deixadas beeeem lá atrás!
Percebi que tudo na vida serve de aprendizado e que nada acontece por acaso, sempre tem uma razão de ser. E, por mais que no momento a gente não consiga enxergar, mais pra frente se tornará clara e límpido como água!
Senti alegria, raiva, pena, amor, compaixão, saudade... tive algumas dúvidas, muitas certezas... e como sempre, em tudo na minha vida, o saldo de tantos sentimentos loucos e controvertidos foi (felizmente) positivo!!
Só posso agradecer, mais uma vez, a Deus pela chance de viver e aprender cada dia mais!!!



Beeeijos!!

Fê Cintra Lábios vermelhos

7 comentários:

  1. A gente nunca acabou de aprender tudo que precisa nesta vida, tem sempre uma lição a mais, sempre podemos melhorar em algo. e vamos morrer sem viver e aprender tudo! só nos resta aproveitar as oportunidades que surgem todos os dias! bjo linda

    ResponderExcluir
  2. Meu trocinho lindo! uma das coisas que mais me admira em vc eh essa sua capacidade de achar sempre uma coisa boa, ate nas situaçoes dificeis da vida. vc sempre ve o lado bom. num momento em q outros se desesperariam, morreriam de odio, vc tenta analisar o pq das coisas, compreender e aprender c isso. como eh dificil!!
    tento ser assim e tem dias q nao consigo ter forças, outros ja tenho sucesso, sou uma das que ja se beneficiou c sua sementinha e so posso agradecer por isso!
    Te amooooooooooooooooo!!

    beijitoooooooosss

    ResponderExcluir
  3. Anônimo para os outros, mas vc sabe quem! :)20 de outubro de 2011 às 18:55

    De uma maneira doce, de vez em quando um pouco rude, mas sempre sendo sincera. Essa é a maneira como é Maria Fernanda. Uma amiga que está sempre disposta a ajudar, a ouvir, a aconselhar e a te fazer analisar o problema de vários ângulos diferentes, até vc perceber que ele não é tão grave e complicado assim.
    Nesta sua última visita ao Brasil, ela me mostrou que o amor é lindo, mas o amor próprio é ainda mais, me disse que tenho que levar isso sempre em mente e nunca esquecer de amaar a mim primeiro, antes de qualquer outro homem.
    E ela estava certa, e isso me fez ver as coisas de uma maneira diferente. Não foi fácil encarar certas coisas e tomar algumsa decisões. Mas se meu coração hoje está em paz e tranquilo, é graças ao puxão de orelha que tomei dela.
    Obrigada amiga, do fundo do meu coração! Te amo! Bjos!

    ResponderExcluir
  4. Olá Fernanda,

    Mais uma vez estou aqui me deliciando com seus textos maravilhosos. Gosto de pessoas que vêem a vida como um eterno aprendizado e não têm medo de falar das imperfeições e disponibilizar-se a mudá-las.
    Parabéns e que a vida continue te ensinando cada vez mais!

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Como te disse no dia que nos vimos, em relação a algumas coisas que vc me falou, repito aqui: é normal ter dúvidas, ficar confusa e dividida. A gente não sabe todas as respostas da vida, e esta é a grande graça dela!
    A maior certeza vc tem e essa é a mais importante, de resto é só fazer a escolha do que te faz feliz neste momento, amanhã tudo pode mudar. Ou não.
    Caitaniei agora! Hahahahahaha bjo coisa linda!

    ResponderExcluir
  6. Nandinha, amiga, a viagem ao brasil foi mais intensa do q eu pensava, mas como vc disse, se o saldo foi positivo, isso q importa e fico feliz por vc!!!
    te amooooooooo!!

    ResponderExcluir
  7. É amiga, quem diria que essa viagem ao Brasil seria mais que umas simples férias né?
    Mas tudo que aconteceu acabou sendo maravilhoso pra vc no final das contas!! Como vc mesmo disse: "Deus escreve certo por linhas tortas" e "há males que vem para o bem"! Além de todas as alegrias que viveu, de toda a saudade que matou, ainda teve a parte do aprendizado, que é tão importante quanto!! Vc é uma pessoa ilumanada demais, por isso que só coisas boas acontecem com vc, e aquilo que parece acontecer de ruim, sempre serve para algo muito melhor lá na frente! Essa é a história da sua vida!
    te amoooooooooooooo!!!!

    ResponderExcluir