quinta-feira, 3 de junho de 2010

TOC aí.

Dentre todos os distúrbios mentais que nós, seres humanos, estamos sujeitos a adquirir no decorrer da vida, existe um que eu acho muito interessante e muitas vezes, até engraçado.
Na verdade, a mente humana é algo que me intriga muito, e as variações da mente e dos distúrbios/doenças mentais, consequentemente, também.
(Certeza que se eu não tivesse optado pelo Direito, Psicologia seria minha 3ª opção. Sim, 3ª... arquitetura ainda é a minha maior paixão, apesar de estar, nesse momento, em 2º lugar.)
Mas voltando ao que eu estava falando, sei que pode parecer absurdo dizer que acho uma doença engraçada, mas de verdade, esta, em particular, tem seu lado cômico, quando não é trágico, claro!
Acredito que todo mundo já ouviu falar, pelo menos uma vez, no TOC.
Pra quem não sabe, ou não lembra, TOC é a sigla para Transtorno Obsessivo Compulsivo, que é uma doença onde o sujeito sofre tipos variados de compulsões e/ou obsessões e que, muitas vezes, não conseguem controlar, por mais que tenham consciência do seu estado e até que se sintam envergonhados por conta dele.
É claro que existem diversos níveis de TOC, e que os mais sérios e graves não tem nada de engraçado, muito pelo contrário, é preocupante e triste ver uma pessoa tão dependente deles que não conseguem mais fazer absolutamente nada. Nada mesmo.
Porém, aqueles casos mais inofensivos, preciso confessar, acho muito engraçado mesmo.
Na verdade, acredito que todo indivíduo, de uma forma ou de outra, sofre de algum tipo de TOC. Não conheço ninguém que não tenha pelo menos uma mania.
Quem nunca andou nas calçadas de cor preta e branca, só pisando no preto, ou só pisando no branco?? Ou andava na rua tentando encaixar o pé certinho nos quadradinhos do piso, sem pisar na borda?? Esbarra o braço em um lugar e volta pra esbarrar o outro?? Tranca a porta de casa/carro quando tá saindo, e volta pra conferir, mesmo no fundo sabendo que trancou?? Ou quando era pequeno e saía de casa de carro, tinha que contar todos os postes pelos quais passava??
O porquê de fazer isso?? Não sei, mas parece uma coisa mais forte que vc, e vc prefere não pensar no porquê, simplesmente faz porque algo, lá no fundo, te diz que vc TEM que fazer.
Além disso tudo... vai dizer que vc não conhece ninguém que tenha mania de limpeza?? De organização??
Etc etc etc...
Eu conheço um monte.
Isso tudo pode ser chamado de TOC. Estes tipos não são graves, preocupantes (se não passarem disso), são tipos leves de TOC, são os que, nós, leigos, geralmente chamamos de "tiques" ou "manias".
Eu mesma confesso que tenho meus TOC's!!! #prontofalei! kkkkkkkk...
Além do clássico pisar no preto ou no branco da calçada, e de às vezes me preocupar em pisar dentro dos quadradinhos do piso (ambos com menos intensidade, é claro, mas qdo era criança era sempre muito frequente kkkkk), e de ter uma certa mania por organização, preciso confessar um TOC que até então, não conheço mais ninguém que tenha....
Olha que chique? Um TOC esxlusivo! kkkkkkkk...
Tenho uma séria mania em ter que começar, estrear, inaugurar as coisas sempre nas segundas.
É verdade.
Desde pequena sou assim. Se ganhava uma mochila nova... só começava a usar na segunda feira e de preferência com um estojo novo, caneta, lápis e borracha, tudo novo; se ganhava um tênis, só podia estrear na segunda; se decidia correr na orla, só ia se começasse na segunda, senão, ficava pra próxima semana; roupa de cama? Só gosto de trocar na segunda... Faxina de casa? Pra que melhor dia que a segunda?? E assim por diante...
Dieta eu não sei dizer, porque nunca fiz, mas vcs têm alguma dúvida de que a minha teria alguma chance de começar outro dia que não segunda-feira??
No way.
Durante algum tempo, eu pensei que tivesse me livrado dessa mania, achei que tivesse esquecido dela, maaaaaaas, semana passada, conversando com meu namorado, me dei conta que não.
Finalmente recebi o número de um documento espanhol, e agora vou refazer meus currículos para poder entregar, já atualizado com o número. Foi aí que o Pedro me disse: "Então amor, vamos fazer logo a alteração no seu currículo que aí a gente já imprime e distribui agora a tarde, aproveita que tô de folga pra vc não andar por aí sozinha."
Só que isso era uma quinta-feira.
Daí eu disse pra ele que não precisava, que eu ia sozinha depois, e ele não entendia porquê: "Porque vc não quer que eu vá com vc?" Eu tentei dar uma outra desculpa pra não parecer tão ridícula, mas no fim eu pensei, quer saber?
- Não vou entregar hoje, Mô. Eu imprimo no fim de semana pra começar a entregar segunda.
É claro que ele quis saber porquê esperar até segunda já que eu estava tão ansiosa com a saída desse documento justamente pra isso.
Não teve outra saída... expliquei né? Fazer o quê?
Nem preciso dizer que eu mesma ia falando e dando muita risada, e ele claro, rindo também.
Num primeiro momento ele achou que fosse brincadeira, mas depois viu que não era e perguntou o porquê disso.
- Toc! - disse eu. Ou tique, como prefira chamar.
Daí depois que expliquei tudo, ele ficou pensando e disse que achava que não tinha nenhum... mas quando disse da calçada preta e branca, e dos quadradinhos do piso, ele teve que assumir que quando pequeno já fez isso. Daí perguntei também o que ele achava que era a mania de limpeza que ele tem??
- É, verdade... - disse ele.
Hahahaahahahaha...
Viu só?
Todos nós somos um pouco loucos, obessivos e compulsivos.
Cada uma com seu grau de loucura, com suas manias, seus tiques... e sua capacidade de controlá-los.
Mas não adianta fugir, vc pode até não querer assumir, mas se vc não tem, pelo menos um dia sei que já teve um TOC'zinho, mesmo que daqueles beeem de leve.
Ou, de repente, isso é conversa de maluca que não quer assumir que é a única doida.

Será?
Háááá...


o.O



Trilha Sonora: "Dizem que sou louca, por pensar assim. Mas louco é quem me diz, e não é feliz, não é feliz." (Rita Lee)

6 comentários:

  1. rsrsrsrsrrsrsrsrsrs muito bom nandinha! esse post tá incrível! quero ver quem vai ter a cara de pau de dizer que nunca teve nenhum toc!
    O da calçada preto e branco é um clássico mesmo, confesso que participei desse grupo rsrsrs. Atualmente superei esse e consegui outro: placa de carro. Todo carro que passa por mim eu tenho que olhar a placa. rsrsrsrsrs
    Bjs minha linda

    ResponderExcluir
  2. kkkkkkk já tinha lido sobre isso.e foi
    fácil descobrir os meus.o mais gritante:enfio a mão na bolsa de 10 em 10 minutos pra ver se não perdi as chaves de casa.e outro:qdo saio de casa volto do portão 2 ou 3 vezes pra verificar o bujão do gás.Nandinha amore, a estória é longa.rsrsrsrs
    Beijo grande.

    ResponderExcluir
  3. hahahahahahahhaah muito bom amigaaaa!!
    Vc conhece meus tocs, entaoooo, nao vou divulgar aqui! alguns sao embaraçosos! hahahahahahahah
    mas o da calçada eh classico hahahhahaa
    adorei o post, sensacional!

    te amoooooooooooooo!

    ResponderExcluir
  4. E soh um ps: hahahahaha
    A pessoa suuuuuuper le e nao disfarça neah?? iuhauhauhaahahaha... adooooro!

    beijitos!

    ResponderExcluir
  5. Nandinha linda!
    Quanto tempo fiquei ausente! haha mas já me atualizei aqui, li todos os posts que tinha perdido! hehehe fiquei um tempo sem net e aí já viu né!
    vc tá cada dia melhor!
    E quanto ao TOC, tenho mania de organização absurda, e de horario. hahahahaha cada louco com sua mania mesmo, e quem não tem tempo de vidro que atire a primeira pedra! hahahaha

    bjãoo

    ResponderExcluir
  6. Cara Nanda:
    O frio de "Sampa" me deixou pra lá de resfriado e por isso, não conseguí ler seu "post" na SEGUNDA-FEIRA, estou comentando só hoje (terça), algum problema?
    Não quero palpitar na sua escolha de curso duperior, afinal deve ter seus objetivos! Porém, tenho certeza que sua 3ª opção seria fantástica. É impressionante sua leitura sobre sentimentos e emoções.

    Um grande abraço,

    Renato

    ResponderExcluir