quarta-feira, 30 de junho de 2010

Ai, ai... São João!

Tá aí uma festa que eu gosto. São João.
Na verdade, aqui, me dei conta, que eu gosto mesmo do São João do Brasil... mas especificamente, do nordeste... pra ser mais exata ainda, da Bahia... de um lugar pequenininho e encantador, chamado Ipirá.
Exatamente.
Eu gosto do São João de Ipirá.
É verdade que o meu dia 23 aqui foi super divertido. Fui num aniversário de uma amiga muito querida, depois fui numa festinha brasileira de São João na casa de um outro amigo, com um monte de gente legal e com direito a bolo de milho, mugunzá, canjica e tudo mais... e depois ainda teve festinha na praia, com direito a cerveja, champanhe, música eletrônica, risada demais, muita alegria e uma volta pra casa - exausta - às 8h da manhã.
É fato que as pessoas em Barcelona curtem muito a festa do dia 23 pra 24. É o Sant Juan deles, e a festa que eles fazem nas praias, é realmente muito legal. Muita gente, mas muuuita gente mesmo, muita bebida, e-music (que eu realmente a-d-o-r-o!), e fogos, muitos, muitooooos fogos, a noite inteira!
Uma experiência bastante interessante e legal, eu adorei!
Mas... isso pra mim não é São João!!
Cadê o licor de tamarindo de Dona Lulinha? Os churrascos deliciosas na fazenda da minha mãe e padrasto? A correria pra reformar tooodas as camisas dos forrós que acontecem durante o dia? A alegria de rever todo mundo que mora fora de Ipirá? Aquele climinha frio e gostoso? Aquela torcida pra São Pedro colaborar e não deixar chover? Aquele forrózinho massa? O nervoso que dá ver meus irmãos pequenos se acabando com taaanta bombinha?
O São João que tô acostumada, dura dias, não somente uma noite! A cidade inteira respira isso, espera por isso e se prepara pra isso! As ruas são todas decoradas, e a noite, ficam cheias de fogueiras, cada casa com a sua na porta (essa parte acho péssima, acho que uma já bastava pra suprir a necessidade de todas as crianças de uma rua hahahaha), milhões de crianças fantasiadas de caipiras com seus foguinhos na mão, uma alegria danada!
A Guerra de Espadas que tem na avenida principal da cidade, é clássica!! Mas aí vc trata logo de ir providenciando um lugar estratégico e seguro (no meu caso, pq morro de medo), pra poder assistir.
Isso, Barcelona não tem.
O climinha de São João, os amigos de infância, a família. Aqui não tem.
A variedade de comidas, os licores maravilhosos. Aqui não tem.
Os forrós de camisa que a cada ano, aumenta o número. Aqui não tem.
A alegria de rever todos que moram longe e que sempre estão presentes em Ipirá nesta data. Aqui não tem.
Dessa vez, eu que estou longe e perdi essas comemorações.
Mas tudo bem... afinal, ano que vem tem mais, né?
Separa logo uma garrafa de licor de tamarindo pra mim porque em 2011, a comemoração vai ter que ser em dobro pra poder compensar!
Tô logo avisandooooo....
kkkkkkkkkkkk....




Trilha Sonora: "A fogueira tá queimando, em homenagem a São João, o forró já começou, vamo gente, rápa pé nesse salão..." (Mastruz com Leite)


Ps: Espero eu que tenham "rapado" o pé demaaaaaaais por mim, viu?? kkkkkkkkkkkkkk..."

4 comentários:

  1. Eu tomei licor de laranja, serve?? hahahahaha
    E tá muito linda na foto, aliás como sempre né?
    Beijos minha gata

    ResponderExcluir
  2. Poxa amiga é isso mesmo, ano que vem vc passa na sua Ipirá amada! hehehehe Amei o layout novo do blog, tá muito legal! bjs

    ResponderExcluir
  3. Ai e eu adorei a florzinha no cabelo! vc é muito fashion! kkkkkk bjs

    ResponderExcluir
  4. Nandinha,o São João aqui teve até banda falsa kkkkkkk mas no resto foi tudo muito animado com muito licor e o meu preferido é o de banana de D.Lulinha,claro ou de Almerinda (Mero!!!)
    Bjos,amiga.

    ResponderExcluir