terça-feira, 27 de setembro de 2011

Balanço Geral.

E chegaram os 26 anos... agora, oficialmente, estou mais perto dos 30, que dos 20! Kkkkkkk...
Já faz um tempo que estava fazendo uma espécie de balanço da minha vida, e percebi a quantidade de coisas que consegui viver já em tão pouco tempo. Ok, ok... não dá pra dizer que é pouco, afinal... já passei um ano do 1/4 de século, mas vamos lá... não tô tão velha assim também né?? kkkkkkkk....
Uma coisa é fato, minha vida não foi das mais corriqueiras e comuns (mesmôôô), mas não digo isso com tristeza, muito pelo contrário, falo com um orgulho imenso e uma felicidade enorme por ter vivido tudo que vivi!!
E posso falar? A correria começou bem cedo, viu??
Já com 8 meses de vida me diagnosticaram com uma doença que eu não tinha e praticamente fui desenganada. Minha sorte são os pais (e família) guerreiros que tenho, que lutaram e fizeram o que estavam ao alcance e um pouco mais, mesmo com apenas os 2% de chance de sobreviver que me deram na ocasião (isso se eu fosse me tratar em New York).
Pois é.... eu fui... e olha só onde estou hoje?? #RightHere
Durante esses 26 anos de vida, posso dizer com exatidão que vivi muitas coisas... algumas delas, como todo mundo vive, outras que nem metade das pessoas experimentaram viver, e claro, muitas experiências que ninguém viveu ou vai viver, são só minhas.
Mas mais importante que isso, é o que todas estas experiências causaram em mim e como elas construíram a minha personalidade.
Quem me conhece sabe muito bem quem é Maria Fernanda de Britto Cintra. Se pergunta a 50 pessoas que me conhecem, uma característica sobre mim que lhes venha a cabeça, com certeza, de cara, sem pensar, falariam: tagarela, sincera ou risonha. #fato
E assim sempre fui, desde pequena. Eu era aquela da turma que tirava nota boa, mas sempre arranjava problemas com um ou outro professor porque não parava de conversar na sala; aquela que nunca levava desaforo pra casa e não engolia nada de ninguém, podia ser quem fosse; aquela que aprontava as coisas, mas chegava em casa e abria logo o bocão pra contar pra mãe, antes que ela soubesse por alguém de fora; aquela que sempre tinha uma piadinha pra fazer sobre alguma coisa; aquela que não tinha medo de dizer o que pensava a ninguém; aquela que quando começava a rir, não conseguia parar (muitas vezes nos lugares mais inoportunos); aquela que metralhou um cara de desaforo na rua (com apenas 10 anos de idade) porque o infeliz resolveu chutar um cachorrinho de rua, na frente dela, etc, etc, etc...
Essa menina cresceu, e claro, com o tempo aprendeu muitas coisas, inclusive, que às vezes na vida, a gente tem que engolir um ou outro sapo. Continuo tendo a "linguinha afiada" (como diria minha mãe e meu namorado), mas hoje em dia, eu percebo que em muitos momentos, o silêncio é mais bem vindo e mais efetivo que qualquer resposta que possa ser dada.
Mas numa coisa aquela menina com certeza não mudou: a sinceridade. E nem pretendo mudar. Segundo a minha mãe, minha sinceridade algumas vezes chega a ser falta de educação... e pode até ser que ela esteja certa, mas eu prefiro assim. Não suporto fazer tipo, demonstrar uma coisa que não sou, concordar com uma coisa que não penso, falar de algo que não acredito, passar uma imagem de coisas que não existem.. não, não, não... pra mim não dá e eu acho que nunca conseguirei ser assim (e nem quero tentar). Claro que é preciso ter jogo de cintura e saber ser "política" e educada em algumas situações, afinal, vc não precisa virar para uma mulher, por exemplo, e dizer que o filhinho dela de 5 anos é feio, claaaaaro que não, não vamos exagerar, que tudo de mais, sobra, mas se vc não acha ela bonito, seja simpática apenas, não precisa ficar por meia hora divagando sobre a beleza escultural da criança se essa não é sua opinião a respeito... me entende?
Outras coisas que nasceram comigo, nunca gostei e continuo não suportando é: baixaria, escândalo e coisas do gênero. Já me afastei algumas vezes na vida de pessoas assim porque realmente é algo que me incomoda bastante! Odeio quem critica a enfermidade ou incapacidade de outro; não suporto racismo, seja de que espécie for; não admito que maltratem pessoas idosas e animais na minha frente, viro um animal, literalmente; não tenho paciência alguma pra gente puxa-saco; odeio radicalismos, seja em que âmbito for; tenho pânico, pavor, fobia de cobras; tenho medo de fogo (só consegui acender um isqueiro com quase 20 anos); sofro pra tomar injeção, ou qualquer coisa que tenha agulha envolvida (ok, tenho tatuagem e piercing, mas continuo tendo medo tá?kkk...); não consigo comer palmito de forma alguma (e só de pensar já me dá enjôo); sou péssima com despedidas, sofro absurdos; não tenho tolerância nenhuma com gente egoísta e com pessoas que acham que sabem de tudo mais que todo mundo; não tenho saco de conversar com alguém que acha que sua idéia da vida é a mais correta e não respeita a opinião dos demais... etc etc etc e mais milhões de etc.
E por último, mas definitivamente não menos importante... NÃO SUPORTO MENTIRA. Não gostava quando era pequena, não gosto agora e tenho certeza que nunca gostarei. Se já menti?? Clarooo!! Se já menti por algo sério?? Também. Sou humana, e obviamente já errei como todo mundo. Mentirinhas inofensivas, tudo bem, não vamos ser hipócritas né? Não é mentir sempre, por qualquer coisa, o tempo todo, não é isso... mas quem aí diz que não mente por bobagem vez ou outra, que perca um braço!! Porém, quando o assunto é algo sério, eu não admito que mintam pra mim. Pra mim, a verdade, por mais difícil e dura que seja, sempre (sempre sempre sempre) é o melhor e único caminho.
Mas pera lá também... não sou só essa pessoa chata que não gosta de 500 coisas não!! Hahahaha tenho a parte boa também (né gente? kkk).
Sou uma pessoa extremamente amiga (meus amigos podem dizer melhor que eu), tento fazer o máximo que posso por aqueles a quem eu quero o bem; sou sincera (continuo achando que é uma qualidade e não um defeito); solidária; comunicativa; apaixonada pelos animais; comilona de carterinha (mas não a ponto de ser gulosa demais, gula é feio); adoro ler e escrever; viajar é minha grande paixão; sou bastante família; adoro qualquer tipo de surpresa (mesmo tentando descobrir todas elas antes do momento certo kkkkk); amo Natal; sou fissurada pelo Carnaval de Salvador; não guardo raiva por muito tempo; adooooro sair, mas também curto programinhas light em casa (tudo depende do momendo e da companhia); não acredito que namoro seja sinônimo de "fim de curtição" (não meixxxmo); sofro de saudade; sou determinada e corajosa; não tenho medo de trabalho; sou intensa em tudo que eu faço, não gosto de abosultamente nada pela metade! Etc etc etc e outros milhões de etc...
Não dá pra resumir 26 anos de "gosto" e "não gosto", "sou e não sou" em um post, né? Complicado... kkkkk... mas em suma, é mais ou menos por aí... sempre esquecendo uma coisinha importante, de repente colocando uma outra irrelevante... mas tá valendo mesmo assim.
Se pudesse fazer um balanço geral agora dos meus queridos 312 meses de vida, qual seria o resultado?
Quase morri quando era bebê, fiz 25 cirurgias (é isso, mãe?); perdi um dos maiores amores da minha vida (meu avô Charles, meu Minho); morei em 6 cidades diferentes, em 3 países distintos; já amei mais de uma vez; me arrependi muito pouco de coisas que fiz; já conheci um total de 16 países (alguns mais de uma vez), e mais de 50 cidades; entrei na faculdade de 1ª com 17 anos; me formei em Direito, agora estudo Design de Interiores; tive bons relacionamentos, dos quais aprendi bastante coisa; falo uma língua nativa, 2 fluentes e uma meia boca (kkk), e já querendo escolher a próxima pra aprender (francês ou italiano, gente?); conheço pessoas do mundo inteiro; tenho os melhores amigos do mundo, a família mais incrível que Deus podia me dar, e um namorido maravilhoso que divide a vida neste momento comigo e me faz feliz a cada dia... enfim... olhando todos os pontos (pelo menos os mais importantes), não resta dúvida que o saldo foi MAIS QUE POSITIVO, né??

Pois, que venham mais 26 entãoooo!!!!!!
Obrigada pela vida super, hiper, mega, ultra, power bem vivida, meu Deus!
Obrigada, obrigada, obrigada!

;)

10 comentários:

  1. Como disse lá no seu facebook, sua história de vida é incrível, Nandinha! Vc já viveu mais coisas que muita gente de 50 anos que conheço por aí. Coisas boas e ruins, mas conseguindo tirar sempre o melhor de tudo.
    Vc é inteligente, viajada, culta, sem contar que é linda de tirar o fôlego (com todo respeito ao namorido Pedro), alegre, amiga, radiante, extremamente justa e sensata. Vc é um exemplo e deveria ser espelho pra muita gente que poderia estar vivendo muito mais ao invés de estar apenas sobrevivendo.
    Muito mais alegrias, sucesso, viagens e conquistas daqui pra frente, vc merece sempre o melhor da vida!
    Beijos minha amiga!

    ResponderExcluir
  2. Nanda, pelos seus 26 anos de vida,só tenho que lhe parabenizar. Sei quanto és guerreira, destemida. Sei que o medo representa, na sua vida, apenas o tempo suficiente para subjulgá-lo e fazê-lo pequeno. Temor, você tem, das perdas que a vida à todos inflige, alheias a nossa vontade mas, cameloamente se adequa e tira de letra. Coragem de ser e fazer, você é exemplo. Você planeja, traça metas e, as cumpre na íntegra. Você parte pra briga da mesma maneira que ama, sem limites. Você escraviza a todos com seu carisma e sua lealdade. Você causa inveja aos incompetentes, que não sabem construir uma história de vida. Você machuca os que ama mas, sabe pedir desculpas.
    Você é você e, ponto final!
    Tenho orgulho de ter tido uma pequena participação na sua vida, aquela de tê-la colocado no mundo, esse mesmo mundo que a toma de mim. Sei que repassei valores que, muitos você moldou a sua maneira, outros tantos descartou, sem dó nem piedade.
    É assim o modo, verdadeiro,transparente e definido de escrever sua própria história de vida.
    Parabéns!!! Mil vezes PARABÉNS!!!
    Que o seu amadurecimento seja sempre crescente.
    Que a sua história seja regada de excelentes experiências e, que, de cada uma delas você possa tirar o extrato certo para continuar vivendo.
    Estou na arquibancada, de camisa, bandeira, boné e tudo mais, na torcida ETERNA, pela sua felicidade.
    Te amo!!
    Parabéns e muitos parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Nandinha, esse pra mim foi um dos seus melhores escritos. sua história é uma lição de vida! vc tem determinação, coragem, força e por isso tantas conquistas e alegrias. quem te conhece sabe q vc é merecedora de todas elas e por isso vibra tanto junto c vc! Parabéns mais uma vez pelos seus 26 anos mt bem vividos como vc mesma disse! Bjss

    ResponderExcluir
  4. Depois do arraso no comentario aih de Tia Beth, fica dificil ate falar alguma coisa neh? hahahahaahahaha lindo depoimento dela sobre vc, amiga, lindo!
    Mas uma coisa posso dizer aqui e concordando com seu amigo aih de cima, sua historia de vida eh uma liçao, um exemplo de como as pessoas deveriam viver e encarar as coisas, de maneira realista, verdadeira, mas cheia de alegria e alto astral! sua sinceridade, riso solto eh sua marca registrada e torço pra q vc nunca perca isso. vc eh muito admirada por todos, e aqueles que te invejam eh pq te admiram tanto quanto e gostariam de ser como vc ou ter a vida q vc tem!
    Te amo muito e espero estar do seu lado nos proximos 26 anos, e nos proximos 26 ate ficarmos bem velhinhas e morrer! hahahahahahahha
    beijitoooooooooooooss

    ResponderExcluir
  5. Nandinha,
    Conheço uma parte da sua história de vida, não completamente na íntegra, mas espero um dia ter a chance de conhecer todos os detalhes!
    desejo q vc tenha muita saúde pra viver ainda mais nos próximos 26 anos q virão, muito mais viagens, conquistas, alegrias, e muito mais roupas lindas dessa menina fashion e de bom gosto q vc é! rsrsrs
    beijo grande da sua admiradora e fã!

    ResponderExcluir
  6. Fernanda,

    Pelo que vc escreveu, sua trajetória de vida de longe não foi das mais comuns, vc pelo visto já viveu nestes seus 26 anos o suficiente para alguém com o dobro da sua idade. Mas me alegro em ver o quanto vc admira todas as situações boas e ruins, e as vê como um aprendizado, como uma formação de personalidade. E cv está certíssima. O que nos torna o que somos, é exatamente as experiências que tivemos, os ensinamentos que nos passaram e todas as sensações decorrentes disso.
    Parabéns pelos seus 26 anos de vida, pela sua transparência, sinceridade, força e coragem na vida. Não sei exatamente quando foi seu aniversário, mas aqui ficam meus bons desejos pra vc: saúde, paz, amor, alegria, o resto vem como consequência!

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Amigaaaa linda!! Adorei!! Sua história de vida é exatamente como vc: linda, interessante e um exemplo! Vc merece todas as alegrias e vitórias dessws 26 anos!
    Te amooooooooo!!!

    ResponderExcluir
  8. Ai minha Bubs!
    Que te dizer?
    Acho que só te parabenizar por ser essa mulher cheia de garra, determinação e coragem! Por ser um ser humano íntegro, exemplar, de excelente caráter! Por ser uma amiga sincera, devota, presente!
    Por ter sempre essa idéia positiva da vida, e conseguir enxergar toda beleza que há nela, por não se deixar abater com pequenos probleminhas, por saber ser uma mulher que se valoriza (todas devíamos ser assim), por não ter medo de ser sincera e falar as coisas na cara, por saber reconhecer seus erros e não ter problemas em pedir desculpas, por ter sempre um conselho maduro e sensato, por ser uma ótima filha, irmã, amiga.
    Por vc ser assim, do jeitinho que vc é, e por esse motivo, sempre conquistar a todos onde passa, arrasar corações apaixonados (FêMel hahaha), deixar saudades. Por criar lembranças tão maravilhosas que permitem manter acesa uma amizade mesmo depois de 16 anos sem nos encontrar pessoalmente. Primeiro as cartas, depois emails, e agora facebook, mas nunca longe, jamais ausente!
    Vc é uma mulher DOCARALEO! Hahahahahahaha sua fã número 1 (tá, talvez perca o posto só pra Tia Beth hahahaha), te admiro demais e vc sabe disso!
    Te amoooooooooooooooooooo minha Buuuuuuubs!!!

    ResponderExcluir
  9. Uma das histórias de vida mais incríveis q já conheci. vc nandinha tem uma garra e uma determinação difíceis de ver e por isso admiráveis. consegue tirar de letra e superar todos os problemas q aparecem e nenhum deles parece ser suficiente pra te deixar pra baixo por muito tempo. queria ter metade dessa sua positividade e dessa sua alegria.
    e vou te contar, esses países todos aí me dá um inveja fudida de vc! rsrsrsrs mas como diz vc, da branca, q aí pode! rsrsrs

    ResponderExcluir
  10. Seu blog é maravilhoso, tô cada dia mais sua fã! Parabéns!!

    ResponderExcluir