terça-feira, 15 de março de 2011

Hipocrisia, não quero uma pra viver.


"A hipocrisia é o ato de fingir ter crenças, virtudes, idéias e sentimentos que a pessoa na verdade não possui. A palavra deriva do latim hypocrisis e do grego hupokrisis ambos significando a representação de um ator, atuação, fingimento (no sentido artístico). Essa palavra passou, mais tarde, a designar moralmente pessoas que representam, que fingem comportamentos." (Wikipédia)

Resumindo, é isso aí.
Exatamente isso aí que me desperta repulsa.
E como tem gente hipócrita nesse mundo. Deus do céu, como tem!
É impressionante a necessidade que algumas pessoas têm de passar uma imagem daquilo que não é, de discursar sobre filosofias que não pratica, e de falar de coisas que não se vive.
Conheço tanta gente assim, e de verdade, acho realmente lamentável essas pessoas que acham que tem que exercer um certo personagem pra ser 'aceito', não ser criticado no seu meio social, ou seja lá porque motivo for.
Vou citar alguns exemplos que já há um tempo venho notando ao observar determinados comportamentos por aí...
Pra começar, existem aquelas pessoas que gostam de passar a imagem de ter determinadas posturas, filosofias de vida e até crenças que na verdade não tem, pra 'se aparecer', parecer "cult", ou N motivos. Pessoas estas que se utilizam apenas de um discurso ensaiado pra passar essa idéia de ser "cool", "zen" , mas que no dia-a-dia demonstra ser exatamente o oposto disso: pessoas extressadas, nervosas, amargas, infelizes com a vida que levam, que só fazem reclamar de tudo e todos. Acho que antes de sair por aí falando como se entendido do assunto fosse, deveriam se preocupar mais em tentar trabalhar de verdade toda essa coisa espiritual (que realmente é super importante).
E falando em espiritual, outra coisa que me incomoda bastante é essa mania que algumas pessoas têm de falar, falar e falar da importância de trabalhar a espiritualidade e na verdade, não pôr em prática nenhum dos fundamentos que faz questão de discursar: que é importante trabalhar o interior, ajudar as pessoas, não guardar raiva, ser sincera, meditar, ser honesta com os sentimentos, cuidar da natureza, etc etc etc e não praticar nada disso. Pessoas essas que vez ou outra demonstram o quão materialistas e fúteis são! Eu acho, de verdade, que todo esse assunto de espiritualidade é muito importante, eu, particulamente, tento trabalhar essa parte em mim cada vez mais, e acho que todos deviam sim fazer o mesmo. Mas quando é uma questão apenas de falação e não de atitude, todo esse discurso vira um tremendo e chato blá blá blá.
Existem também aquelas pessoas que adoram criticar o gosto musical de fulano, beltrano e cicrano. Dizem que não gostam de axé, criticam quem gosta, mas vira e mexe estão numa festinha do Asa de Águia, Chiclete com Banana, Ivete Sangalo, etc... e, se não fosse suficiente, ainda frequentam vez ou outra o Carnaval de Salvador! Criticam a música sertaneja, mas se o barzinho do momento está tocando, estão todos lá cada semana!! Sinceramente, se é pra criticar, 'tirar onda', não frequente, né? Porque daí fica chato pra vc! Beleza que eu também não gosto de determinados estilos musicais como o sertanejo, o pagode baiano e aqueles pagodes românticos, o funk (me refiro obviamente ao carioca e não ao verdadeiro Funk que surgiu como uma mescla de R&B, jazz e soul, este sim, eu adoooro!), mas tento não criticar, primeiro porque gosto é gosto, e segundo porque vai que um dia eu me vejo frequentando um lugar desse? Vai pegar mal pra mim ter criticado as pessoas que frequentam e ter falado tão mal antes... não acha?
Ainda falando no âmbito musical da coisa (kkkkkk), houve uma situação onde chegaram pra mim criticando a música eletrônica (porque sabia que eu adorava), chegando até a afirmar que não era música... mas agora... não é que essa mesma pessoa se diz fazer parte da galera da 'vibe', indo às festinhas eletrônicas e coisas e tal?? E por quê? Porque seu grupo atual de amigos frequenta e gosta... e se agora é modinha dizer que curte raves, e música eletrônica, então, vamos pôr um shortinho, botas e uma cartucheira, e vamos pra rave né? Ahh! Não esquece o pirulitinho na boca! (Deus meu, prefiro nem comentar!)
Eu realmente acho uma coisa muito ridícula essa mudança constante de gosto e de opinião de acordo com o namorado ou com o grupo de amigos que tem no momento... vamos ter um pouco mais de personalidade né pessoal? Vc não precisa passar a dizer que gosta de uma coisa só pq seu namorado gosta ou seu novo grupo de amigos gosta. Uma das minhas melhores amigas gosta de Aviões do Forró, eu não gosto NADINHA... já eu gosto de música eletrônica e ela nem um pouco... e daí?? Deixamos de ser amigas, sair e nos a-d-o-r-a-r por causa disso? Claro que não!
Não estou dizendo que as pessoas não podem conhecer determinada coisa através de outra(s), e daí passar a gostar e mudar de idéia a respeito... não é isso. Claro que pode, e acho que conhecer coisas novas é sempre válido. Mas quando tal mudança é verdadeira, e não um câmbio superficial apenas pra se inserir naquele grupinho, ou porque o novo namorado gosta, e aí, assim que o namoro acaba, ou muda o círculo social, o gosto por aquilo acaba também e sabe-se lá qual será o próximo.
Mesmo não gostando de pagode, por exemplo, eu dou muito mais valor aos pagodeiros que curtem sua música, tem seu estilo e ponto final, do que àqueles que dizem não gostar, criticam esses mesmos pagodeiros, mas vivem frequentando as mesmas festinhas de pagode, seja por qual motivo for.
Mudando de tópico e citando outro exemplo de hipocrisia, são aquelas pessoas que se 'vangloriam' por não necessitar da ajuda financeira dos pais, quando na realidade todos sabem que é sustentada pelo marido (esposa), namorado(a), alguns casos até amigo(a), ou seja lá quem for. A partir do momento em que vc trabalha, ganha seu dinheiro e que ele seja suficiente pra pagar TODAS as suas contas sem ajuda de NINGUÉM, aí sim, vc pode bater no peito e se orgulhar em dizer que não necessita mais da ajuda dos pais, e que é sim idependente. Caso contrário, vc apenas transferiu sua dependência pra outra pessoa. Então não me vem com essa de "faz tempo que não preciso da ajuda dos meus pais" quando na realidade, não é assim que as coisas são.
Mais uma vez, só pra deixar claro, não estou criticando as mulheres ou homens que são sustentadas num relacionamento, de jeito nenhum, e nem mesmo aos que são sustentados ou ajudado pelos pais. Não é disso que me refiro MESMO. O que critico é a pessoa estar em uma dessas situações (de dependência total ou ajuda constante) e contar vantagem dizendo não depender de ninguém.
O mesmo é ficar nesse papinho dizendo que acha bobagem determinada coisa, que não tem paciência pra outra e, em menos de uma semana depois, estar fazendo todas elas. Eu não entendo... pra que falar então? Pra chegar depois e fazer esse papel ridículo de estar efetivamente fazendo coisas que 4 dias antes dizia ser besteira, tolice.
Enfim...
Claro que eu poderia ficar aqui falando horas e horas sobre hipocrisia e dando milhões de exemplos (infelizmente é o que não faltam). Mas na verdade a minha intenção não é falar de maneira geral e abrangente, meu interesse, nesse post, é pontuar determinadas coisas que noto ao meu redor, seja de perto, de longe, de relance, enfim... coisas estas que vejo, escuto, percebo, fico sabendo, descubro, e que me despertam não raiva, porque é um sentimento forte demais, mas sim uma certa irritação.
A verdade é que não gosto e nem nunca gostei de pessoas mascaradas, que 'fazem tipo', vivem um personagem. O que me interessa são pessoas verdadeiras, com seus defeitos e qualidades, que não têm medo se ser o que são, de falar o que pensam, de ouvir o que gostam, sem a preocupação de estar ou não agradando a alguém.
Remover a máscara pode ser uma tarefa difícil, para alguns, mas sinceramente, acho que muita gente poderia começar a tentar, tipo JÁ. #ficaadica


Trilha Sonora do dia:
(a música que inspirou o título do post)


9 comentários:

  1. Eu nao preciso dizer MAIS NADA, disse tudo e mais um pouco!
    ADOREEEEEI!! Oh coisa ridicula e irritante MESMO viu!!!!
    Vc eh demaaaaaaaaaais!! Te amo amiga!!
    Beijitossssssss

    ResponderExcluir
  2. Ta tudo tão fake e sem sentido,as pessoas cada vez mais preocupadas em causar "impacto" e com isso preecher seus vazios,a vida passou a ser um jogo grotesco, imitação precária do BBB e vice versa,as vezes eu acho que a terra treme de raiva.
    Bjos Nandinha!

    ResponderExcluir
  3. Vc esta inteiramente coberta de razão Nandinha. É absurda a quantidade de gente que gosta de falar que faz e acontece pra se aparecer, que sente essa necessidade de demonstrar o que não é, achando que ninguém percebe tamanha falsidade. Tem sempre uns bobos que caem, mas nem todo mundo é facilmente enganado.
    Fico feliz por ainda existir no mundo pessoas verdadeiras que não tem medo de dizer o que pensam e são o que são, não importa se vão gostar ou não. Felizmente vc é uma dessas pessoas, por isso é tão admirada. Continue assim.
    Bjo grande

    ResponderExcluir
  4. A quantidade de gente fake espalhada nesse mundo não dá no gibi! É uma necessidade tão grande de querer demonstrar ser algo que não é, que não entendo porque ao invés de gastar tanta energia falando, não começa a gastar tentando realmente mudar. Vai entender, né? Não tenho muita paciência pra gente assim também não, a vontade que dá é mandar se ligar! hahahaha

    Bjoooooos Bubs

    ps: e aquele exemplo que vc me mostrou, realmente, que coisa mais ridícula!

    ResponderExcluir
  5. Nandinha, muito bom esse sue post. E concordo com vc, cada dia que passa mais e mais gente sente a necessidade de representar um papel e viver uma mentira. Muito triste. Também acho que muita gente poderia começar a tirar suas máscaras já.
    Bjoo

    ResponderExcluir
  6. Pois é Nanda, se essas pessoas soubessem como parecem ridículas, tirariam a máscara ontem!! Esse povo hipócrita me dá nos nervos também! grrrrr...
    Excelente post amiga! Beijos

    ResponderExcluir
  7. É o que mais tem no mundo, gente falsa ou que faz tipo. muito irritante. o fato de vc ser tão verdadeira, pra mim é sua maior qualidade. não mude nunca. sou seu fã, vc sabe. bjssssss linda

    ResponderExcluir
  8. Nanda...

    Para os hipócritas de plantão mando esse texto lindo de Charles Chaplin

    Tua caminhada ainda não terminou....
    A realidade te acolhe
    dizendo que pela frente
    o horizonte da vida necessita
    de tuas palavras
    e do teu silêncio.

    Se amanhã sentires saudades,
    lembra-te da fantasia e
    sonha com tua próxima vitória.
    Vitória que todas as armas do mundo
    jamais conseguirão obter,
    porque é uma vitória que surge da paz
    e não do ressentimento.

    É certo que irás encontrar situações
    tempestuosas novamente,
    mas haverá de ver sempre
    o lado bom da chuva que cai
    e não a faceta do raio que destrói.

    Tu és jovem.
    Atender a quem te chama é belo,
    lutar por quem te rejeita
    é quase chegar a perfeição.
    A juventude precisa de sonhos
    e se nutrir de lembranças,
    assim como o leito dos rios
    precisa da água que rola
    e o coração necessita de afeto.

    Não faças do amanhã
    o sinônimo de nunca,
    nem o ontem te seja o mesmo
    que nunca mais.
    Teus passos ficaram.
    Olhes para trás...
    mas vá em frente
    pois há muitos que precisam
    que chegues para poderem seguir-te.
    Charles Chaplin

    Muita luz sempre

    Alberto Pires

    ResponderExcluir
  9. Chic demais seu post, lembrei até de um ser que se dizia ser minha amiga, porém que de um dia pro outro virou as costas pra mim por uma escolha de vida que fiz; seguindo meu sonho de mudar de curso na mesma faculdade. Achava que a hipocrisia passaria longe dela, mas me enganei muito, não me arrependi de tê-la conhecido e sim de ter me "apaixonado" por ela, enfim, hoje por tudo que fez posso dizer que é digna de pena. Gostei de seu post ainda mais depois de ler que vive en España bella que tanto me encanta, España que me gusta mucho!

    ResponderExcluir