quarta-feira, 2 de março de 2011

Herrar é umano?


Cada vez que entro na internet e visito minhas páginas de "redes sociais", tais como facebook, twitter e orkut, me choco com a quantidade de absurdos que leio ali.
No começo até achava graça, mas atualmente, acho triste e preocupante.
É um mar sem fim de erros e mais erros de português que vai desde escritas erradas, erros de concordância, até criação de palavras que não existem no nosso vocabulário.
Pra que fique claro, não estou me referindo à linguagem virtual, que diz respeito a facilitação na escrita como abreviar palavras, tais como: dps (depois), mto (muito), td (tudo), pq (porque), hj (hoje), qdo (quando), qtde (quantidade), dentre outros milhares de exemplos. E pra dizer mais, nem me refiro a falta de acentuação, porque sei q tem pessoas q tem computador com teclado em inglês ou coisa do tipo e não dá pra pôr acento, ou até pela pressa de escrever, prefere não colocar (mas aí, vê se aprende a usar a linguagem virtual e põe um 'H' dps do 'E' se sua intenção é falar 'é' e não 'e', né? Facilita a compreensão!! hehehehe...).
O que estou me referindo exatamente é sobre a falta de pontuação... são os erros de concordância... as palavras escritas erradas... pelamordedeus minha gente... tenham dó!!!
Para as pessoas humildes (maioria no nosso país), que infelizmente não tiveram a oportunidade de ter estudo, ou não tiveram acesso à um estudo de qualidade, é totalmente compreensível, ainda mais nas condições em que se encontra a educação pública no Brasil. Mas sinceramente, para aqueles que tiveram sim acesso à uma boa educação, e escrevem 'viSinho', 'eu quiz', 'dUrmi', 'concerteza', 'agente', 'anCiosa' e por aí vai... desculpa, mas é vergonhoso.
O mesmo vale pra quem acha que escrever é simplesmente jogar um monte de palavras numa ordem q pareça lógica, sem precisar ao menos pontuar a frase... me desculpa, mas PONTO, VÍRGULA, INTERROGAÇÃO, etc, existem por uma razão de ser, concorda??
Outra coisa é que os verbos, no passado, são CONJUGADOS, e não utilizados no infinitivo. Ontem eu não dormiR até tarde, eu DORMI! Eu não assistiR tv, eu ASSISTI!!
De concordância eu nem me atrevo a começar a citar pq o q tem de gente dizendo q a 'maioria devem ser' é absurda, sem contar no 'agente podemos' (duas pedradas de uma vez só)!
Outra coisa é a conjugação de verbos na 2ª pessoa do singular... tu. Se vc quer usar o tu ao invés de vc, ok, mas ao menos o faça de maneira correta. 'Entendesse, ouvisse, falasse' NÃO existeeeee!! Ou 'vc entendeu?' ou 'tu entendestes'. Entendeu??
É triste demais ver jovens estudantes escrevendo errado, mas, mais triste ainda são universitários, ou pior, profissionais formados, que em teoria E prática deveriam ter um português correto, mas que ao invés disso, soltam cada 'pedrada' que faz doer a alma. Na minha área mesmo - direito -, o que utilizamos no dia a dia é, basicamente, fala e escrita, e me assombro quando vejo um bacharél em direito que escreve super, mas suuuper mal (e não são poucos), daí me pergunto... se formou como?? Que faculdade é essa que permite a graduação de um aluno que mal consegue construir uma frase coerente??
Não estou dizendo que o português tem que ser perfeito, que não se admite erros... claro que não!!! Errar é humano e não espero que ninguém tenha incorporado dentro de si, o espírito de Ruy Barbosa ou Machado de Assis. Não. Mas no meu ver - e essa é a minha opinião - existem erros aceitáveis e erros inconcebíveis. Errar é sim humano, mas Herrar...
Não sei exatamente de onde começou esse desinteresse pelo aprendizado correto da nossa língua, não sou nenhuma estudiosa no assunto e, portanto, fica difícil pra mim afirmar. Mas uma coisa é certa, e digo isso levando em conta a minha infância/adolescência, a minha geração já não tem muito o hábito de ler, e a triste verdade é que essa nova geração, menos ainda!!! E isso é realmente lamentável. Além do enorme aprendizado que a leitura nos leva em termos da língua portuguesa (o que é bastante importante), cultivar esse hábito é saudável e fundamental em muitos outros setores: estimula a criatividade, a imaginação, enriquece o vocabulário, etc etc.
Eu considero extremamente prazeroso começar a ler um livro e, pouco a pouco, ir se envolvendo com a história, os personagens, as lições que se tira, os conhecimentos que se adquire. Enfim, ler é sempre "win-win" (expressão americana q significa dizer que não há perda, todos os lados ganham)!
Na minha casa, desde que me entendo por gente, fui estimulada a ler. Começando desde cedo, com as maravilhosas e criativas histórias contadas por meu avô, em seguida, quando já podia ler, o estímulo continuava mediante a coleção gigantesca de contos e livros infantis que ganhava e era impulsionada a ler, logo depois passando para os gibis, até chegar nos romances. Me lembro até hoje de frequentar a casa da professora Hildinha e escolher alguns livros da biblioteca dela pra poder ler... alguns dos meus preferidos eram os da série Vaga-Lume. Daí então não parei mais. Sempre tive a influência dentro de casa com minha mãe, sempre com um livro na cabeceira, meu pai, meu irmão mais velho (que já tem sua mini biblioteca particular em casa), e pretendo passar esse hábito adiante para meus 3 irmãos menores e futuramente filhos e netos e....
Espero que ocorra um câmbio drástico nas gerações seguintes e que o hábito da leitura e escrita volte a ser valorizado tal como deve ser. Caso contrário, preparem-se seus olhos e ouvidos para as pedradas que virão, cada vez piores, maiores e mais dolorosas. Ui!



Trilha Sonora do dia:




10 comentários:

  1. É realmente bastante vergonhoso passear por facebooks alheios. A juventude brasileira está numa decadência terrível e eu, assim como vc, não me conformo com determinadas, como vc bem disse, pedradas! Ruy Barbosa deve estar se revirando no túmulo.
    Ótimo post Nandinha! bjos

    ResponderExcluir
  2. Realmente, triste realidade! Acorda galera!!!!

    ResponderExcluir
  3. Fernanda, eu realmente fiquei contente ao ler seu artigo, afinal sou professora e meu principal mérito é ajudar a ler e escrever, por realmente gostar de ler e escrever e perceber o quão importante isso pode ser na vida pessoal e profissional de cada um. Sofro ao perceber o descuido que os comunicadores conseguem ter em programas de grande audiência e o descaso de órgãos normativos nas prefeituras que têm em seus quadros pessoas muito qualificadas, mas deixam passar erros gritantes em cartazes e placas(pois o mais importante deve ser as taxas pagas para sua liberação). Também me pergunto como absurdos saem em materiais de divulgação que são feitos por empresas especializadas...como placas são feitas e colocadas em locais públicos cheias de atrocidades...a mais comum: "à" antes de números, verbos, etc. Enfim, você deve imaginar como eu vivo dando meus chiliques. Felizmente, como eu sou brasileira... não desisto nunca!!! Vamos ajudando aqui e ali a criar espaços para despertar o gosto pela leitura e a vontade de colocar no papel o que se pensa e sente de modo a comunicar ao próximo!
    A propósito, no seu texto e no meu, certamente, há diversos deslizes, mas acho que conseguimos dar o nosso recado razoavelmente... com rs e bjs despeço-me, querida...

    ResponderExcluir
  4. Fêêê, adorei este post!!! Mas ao lê-lo fiquei muito intrigada!!!!!
    Você citou algumas palavras como: 'viZinho', 'eu quiz', 'dUrmi', 'concerteza', 'agente', 'anCiosa'...
    Ciiiiismei com a palavra 'viZinho'...É com 'S'? Eu que sempre fui tão exigente quanto ao uso correto de nossa gramática quee critico e corrigo na lata quem pratica estes maus costumes, confesso que caí sem querer ao twittar a seguinte frase: 'uma 'viZinha' de quem gostava muito faleceu'...E você cita justamente esta lavrinha no seu post,rsrs. No momento em que li eu pensei: Ai meu Deus, aconteceu comigo??hauahauahaua...Então, imediatameeeente corri pra minha gramática AURÉLIO já desbotada de tããão antiga, rsrsrsrsrss. Consequentemente, também andei pesquisando em algumas outras gramáticas on lines como o 'wikcionário', 'Dicionário Informal' e o dicionário 'Priberam da Língua Portugesa' todos eles de fácil acesso no google e em todas dá o significado de 'VIZINHO' com 'Z' como CONFINANTE; NÃO AFASTADO; PESSOAS QUE MORAM PERTO; QUE ESTÁ OU FICA A PEQUENA DISTÂNCIA; PRÓXIMO; LIMÍTROFE. Mas seu post me confundiu...Afinal, 'viZinho ou viSinho'? QUERO SABER SE COM A NOVA GRAMÁTICA HOUVE UMA ATUALIZAÇÃO OU SE, DE FATO, SUICIDEI NOSSA GRAMÁTICA!!! BeijO grande Nandinha.

    ResponderExcluir
  5. Não queridaaaaaaaaa!!! Vc está certíssimaaaaaa!! Vizinho é simmmmmm com Z, na hora q fui escrever, acabei que no hábito de escrever vizinho sempre, acabei escrevendo da maneira correta!!! Com a palavra 'quiz' aconteceu a msm coisa... qdo vi, tinha escrito da maneira correta, com 'S', mas aí consertei e coloquei com Z pra poder afirmar o q queria... e o 'vizinho' eu fui acrescentar dps, pq lembrei q vi isso num orkut há anos atrás (graças a Deus foi a única vez q vi vizinho ser escrito com 's' hahaha), mas qdo lembrei, tive q colocar, mas é mto estranho escrever 'visinho', saiu com 'z' no impulso!!! hahahahaha a intenção era ser 'visinho' p mostrar o errado, mas ñ reparei q tinha escrito com o 'Z'...!! O vizinho continua como sempre com Z!!!! hahahahahahaha vc n assinou gramática nenhuma, ñ se preocupe!!!!! kkkkkkkkkkkkk... Valeu por reparar e falar, OBRIGADAAAAAAA!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Nada Fê não precisa agradecer...Eu que amei seu post!!!
    E pra esta galera que destrói nossa gramática, seja por desinteresse, ignorância ou falta de vergOOOnha na cara, lá vai uma pequena frase:
    "O inteligente irrita-se com a burrice. O sábio diverte-se." (Curt Goetz)

    Um beijãO Fê, LINDA!!!

    ResponderExcluir
  7. Aureliana Nanda...rsrsr

    Eu tive um professor que sempre dizia que o correto é escrever certo, mas o importante é comunicar-se, mesmo escrevendo errado...
    Imagina quantas pessoas analfabetas existem e que tem historias de vida tão cheias de conteúdo e que nos enriquecem profundamente...Muitas vezes por vários motivos elas não tiveram condições para aprender a escrever corretamente,mas mesmo com seus erros ortográficos deixaram lições para todos nós...
    É uma grande utopia acreditar que em nosso país todos sabem escrever e ler corretamente.

    Muita Luz Sempre

    Alberto Pires

    ResponderExcluir
  8. Querido Alberto,

    Concordo com vc sim!! Existem milhões de pessoas que não tiveram acesso à escola e, portanto, falam e/ou escrevem errado, mas ainda assim escrevem e/ou falam coisas sim que merecem ser lidas, escutadas e absorvidas. Sem dúvida alguma!!
    Mas se vc ñ reparou, o q eu me refiro no meu post (e vc pode conferir aí em cima se quiser) é q o q me irrita, são as pessoas q tiveram SIM estudo e oportunidades de ter uma boa educação e optam por não valorizar, e com isso, tornar-se ignorantes em vários aspectos. Isso sim acho lamentável, e foi esse o assunto, inclusive fiz questão de frisar q não me referia àqueles q escrevem errado por ñ terem tido a oportunidade de aprender, mas àqueles q o fazem por desinteresse e opção. Essa é a minha revolta e o ponto em questão do meu post! :)
    Concordo q é uma utopia achar q em nosso país todos falam e escrevem corretamente... e realmente ñ faço parte MESMO dessa corrente. Porém, existe uma grande diferença entre os q infelizmente ñ o fazem pq ñ tiveram (tem) a chance e os q ñ fazem pq ñ tiveram (tem) interesse.
    Beeeeijos!!

    ResponderExcluir
  9. Oi Nanda!
    Sumi mas voltei a tempo de pegar uma ótima polêmica!Parabéns pelo didático texto!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Este é um problema que se tornou frequente em Angola. Os "miguxês", "internetês" e tantos outros "ês" tomaram conta do pedaço. Claro, toleram-se as pessoas que nunca tiveram ou tiveram pouca formação acadêmica... Mas Órgãos de Informação, Instituições Públicas, Estudantes Universitários, e até mesmo Professores. Epa... Desculpem-me lá! Desculpem-me lá. Custa-me levar a sério quem escreve "axim".

    ResponderExcluir