terça-feira, 6 de setembro de 2011

A verdade.


É temida por muitos. Buscada veemente por outros.
Difícil de escutar para alguns. Mais difícil ainda de conseguir dizer, para a maioria.
Mas no final das contas, ela é inevitável.
Por mais que vc tente fugir, correr, se esconder... ela vai acabar te achando em algum momento.
Por isso durante toda a minha vida sempre quis saber a verdade nua, crua e peladona - como diriam os velhos Cassetas - sem enrolações, meias palavras, sem delongas, ou lenga lengas.
Muitas vezes na vida mentimos para alguém para conseguir algo que queremos, por egoísmo, algumas vezes para livrar nossa cara de situações complicadas, e outras tantas, por achar que, mentindo, estamos poupando esse alguém de sofrer.
Bolshit!
Mentira não poupa sofrimento! O máximo que se consegue é empurrar o sofrimento pra frente, e não acabar com ele, acredito eu.
O sofrimento na vida é inevitável e, sinceramente, fundamental! O que fazemos com ele é que é opcional. Se vc não fala a verdade sobre determinada coisa pra uma pessoa, vc está tirando dela a opção de aprender com aquilo, de crescer, e em conclusão, de viver verdadeiramente.
Falando especificamente de fins de relacionamentos, muitas vezes é extremamente difícil conseguir ser sincero como deveria, principalmente no final. Falar na cara de alguém, por ex, que vc não o ama mais, é bem difícil e complicado. Vc acaba dizendo que não dá mais certo por conta de inúmeros outros motivos, quando o verdadeiro é: o amor acabou. Mas as pessoas, geralmente, preferem inventar historinhas e sair pela tangente para evitarem o confronto. Porém, o que acontece quando vc dá desculpas ao invés de falar a real? A pessoa acaba se prendendo àquilo ali, pq acha que tudo pode estar dando errado, mas enquanto houver amor, há esperança... e isso pode durar semanas, meses e até anos. E não é justo.
Não vejo como isso é poupar sofrimento de alguém. É realmente prorrogar, apenas. Sei que muitas vezes a intenção é realmente boa... mas ação e intenção não são sinônimos e pode acontecer da intenção ser ótima... já o resultado da ação, nem tanto.
Outras vezes, porém, não se trata de boa intenção... a dificuldade de falar a verdade é pura e simplesmente, pelo egoísmo (na grande maioria das vezes, diga-se de passagem). Faz bem para o ego saber que existe alguém ali que te ama, que te quer e espera por vc, e mesmo vc não querendo mais, não amando mais, vc conserva aquela pessoa ali, até ver até que ponto sua vida vai seguir em frente com outra pessoa, se a nova história que vc começou realmente vai pra frente... e se não... tem sempre o "backup" ali, esperando por vc.
Em inglês existe a expressão "have someone on the hook", que é exatamente isso aí, ter alguém preso no seu gancho, anzol... ali, disponível para quando vc precisar. Vc fica alimentando algo que sabe que não vai mais existir (ou nunca existiu), mas a pessoa é a última a perceber (ou querer perceber). O que acontece é que vc nunca procura a pessoa, muitas vezes nem lembra que ela existe, até o dia em que vc, por algum motivo, se sente só ou algo do tipo, e precisa ter certeza que ela ainda estará lá, caso vc precise, aí vc vai e puxa um pouco a linha que te prende a ela, e lá vem ela, outra vez... mais uma vez. Acho isso terrível. Assumo que já fiz (quem nunca fez?), mas acho realmente terrível.
Infelizmente é mais comum do que se pensa.
Só que chega um momento em que vc acorda, alguém te acorda, ou algo te faz acordar e vc percebe a merda que está fazendo. E aí, qual o próximo passo? Continuar vivendo e fingir que nada aconteceu? Ou fazer o que é certo, chegar pra pessoa e FINALMENTE ter coragem de falar toda a verdade pra ela, mesmo que isso a faça te odiar?
Eu, sinceramente, fico com a 2ª opção, e sempre que posso, aconselho para que optem por ela também. Se vc não teve coragem suficiente pra deixar seu egoísmo de lado, desde o começo, e falar a verdade, pelo menos, tenha coragem de em algum momento chegar e dar o direito do outro saber toda a verdade e poder se libertar de uma ilusão, uma fantasia e abandonar uma história que deixou de existir faz tempo (ou nunca existiu) e só ela mesmo não percebeu (ou não quis perceber).
Recentemente estive próxima de uma situação mais ou menos deste tipo. E hoje tive a agradável surpresa de saber que finalmente, depois de tanto tempo, a verdade foi dita e esclarecida da maneira que tinha que ser, claro, amenizando algumas coisas para não magoar ainda mais, mas sendo verdadeiro e sincero em cada palavra! Sinceramente, posso falar que fiquei muito feliz e orgulhosa por ter contribuído em mostrar pra esta pessoa, que não importa as consequências, a verdade precisa ser dita em algum momento, ainda que tenha passado muito tempo, e ainda que não seja recebida pelo outro da melhor maneira possível.
É porque, a partir daí, claro, como tudo na vida, vem o outro lado da coisa, o lado de quem ouviu a verdade... e com isso, vêm as mágoas, a raiva, a desilusão... daí começa uma série de forçação de barra, o desespero de querer provar algo, uma necessidade de demonstrar determinadas coisas, e em algumas situações, até a própria dificuldade em (ainda assim) não querer acreditar no que escutou, ou fingir que já não sente mais nada (qdo se vê claro que sente sim), etc etc. Mas isso tudo é um mecanismo de defesa, de auto proteção, e se funciona e ameniza o sofrimento, que assim seja. Cada um lida com a sua dor, da sua maneira, e se o resultado for o fim da mesma, então tá valendo. Até porque o objetivo em falar a verdade, não deve ser o de ferir, magoar, e sim de libertar!
Além do orgulho que estou sentindo da pessoa, por ter tomado a decisão por vontade própria de finalmente falar a verdade e desculpar-se pelo sofrimento que causou, fico mais feliz ainda pelo reconhecimento da mesma na minha participação nesta mudança de atittude. Estou nas nuvens de felicidade. Como é bom saber que podemos acrescentar algo de bom na vida de alguém, e que de alguma maneira, deixamos uma marquinha nossa que provavelmente será eterna.
Falar a verdade é um certo tipo de dom e poucas pessoas têm o privilégio de tê-lo. Mas ele é totalmente possível de ser adquirido... o problema é que muitos não o fazem por medo das consequências que ela pode causar. Não tema a verdade, como diz Elvis Presley, ela é "como o sol, pode se esconder durante algum tempo, mas ela não desaparece!" #ficaadica

;)

12 comentários:

  1. Falar a verdade é sentir a verdade.
    Falar sempre e sentir sempre !
    Isso é o certo mesmo que doloroso.

    ResponderExcluir
  2. Poo Nandinha, mandou bem demais. Acho impressionante como vc tem a facilidade e coragem de falar de assuntos como esse enquanto tanta gente foge e evita conversas do tipo. Bjos

    ResponderExcluir
  3. Amiga, q post incrível esse! Tão verdade q chega incomoda! hahahahahaha mas concordo com vc, não dá pra fugir da verdade, uma hora ela aparece pra todo mundo, pobre de quem não tá preparado para recebê-la!
    bjinhos

    ResponderExcluir
  4. Sabe o q acho mais interessante no q vc escreve? É q~são sempre coisas q todo mundo passa, já passou, ou conhece alguém próximo q já passou, mas ninguém chega e tem peito pra falar sobre o assunto. Vc critica algumas coisas, mas tem a dignidade de falar q inclusive já errou. Vc trata dos assuntos de maneira sincera, mas educada. Cada dia te admiro mais linda, não comento sempre, mas leio todos os seus posts. Continue escrevendo, seus leitores adoram! rsrsrs

    ResponderExcluir
  5. Seus textos são como pedaços de espelhos a refletir quase sempre a imagem de quem lê.Não perco um.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Sua maturidade reflete em todos os seus textos Nanda. É muito legal a forma q vc trata dos assuntos e nunca tem medo de dar sua opinião. Te admiro demais, e a sinceridade sem dúvida é sua principal característica. Não me admira q essa seja a principal marca q vc pode deixar nas pessoas. Parabéns, continue assim! Sou sua fã! rsrsrrss

    Beijos, Lari

    ResponderExcluir
  7. Meu orgulho!
    Essa sua mania de sinceridade, que ´para muitos soa como falta de educação, para mim e outros tantos, é um aprendizado. Sorte nossa que nos influenciamos e aprendemos com esse seu dom de dizer sempre a verdade. Ela é o único caminho.
    Aqueles que preferem viver de ilusão, são os que mais sofrem no final das contas, porque quando a verdade chega, a porrada é grande!

    ResponderExcluir
  8. Nandinha linda,
    Eu fico besta (essa é a palavra) como vc é capaz de tratar de determinados assuntos de uma maneira tão clara, sincera e objetiva.
    Vc pega situações da vida cotidiana e traz pra seu blog e faz com que todos nós pensemos a respeito.
    Isso que vc tratou hoje, me fez refletir bastante sofre algumas atitudes minhas, e de antemão, mesmo sem saber o resultado, já te agradeço por vc abrir meus olhos.
    Não foi somente nessa pessoa que vc se referiu que vc deixou a marca, acaba de deixar uma em mim também. Obrigada!
    Vc realmente é uma garota excepcional.

    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Desculpa não me identificar, mas prefiro preservar minha identidade.
    Eu adoro os textos q vc escreve, mas esse em particular me chamou atenção, pq acredito q estou passando por uma situação dessa. Acho q meu ex está fazendo exatamente isso comigo, só queria saber de vc, como vc acha q eu posso ter certeza disso? Tem algum sinal? O q eu posso fazer?
    Obrigada desde já! Bjuuu

    ResponderExcluir
  10. Olha só... saber tem como... só que varia de caso em caso... ñ sei exatamente qual tem sido o comportamento dele com vc, mas vc pode começar a reparar nas atitudes. Por exemplo: vcs estão sempre se falando? Ele sempre te procura? Ela fala alguma coisa pra vc q indique q ainda gosta de vc? E se ele fala, as atitudes dele mostram isso?
    É muito complicado opinar, pq cada situação é diferente, mas lembre-se sempre, e falo de uma forma geral, na vida, vc sempre deve prestar atenção nas atitudes das pessoas. Claro q o q elas te falam vale de alguma coisa, mas se as atitudes dela não sustentam o q foi dito, então ñ vale mesmo de nada. Fique atenta e lembre-se, por mais q vc o ame, tem que amar primeiro a vc mesma, sempre!!
    Beijos!! :)

    ResponderExcluir
  11. Olá Fernanda,

    Não nos conhecemos pessoalmente, mas pela maneira que escreve e pelas coisas que escreve, fica evidente como a verdade é seu ponto de partida para tudo, e não me assusta que consiga influenciar a todos com o seu jeito sincero de ser. Seus textos são sempre uma inspiração pra mim.

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Verdadeira Nanda...

    A nossa verdade é um tesouro que todos almejam,mais são poucos que entenderiam o real valor dessa palavra... Sua transparência com as palavras nos fazem ver como é simples o ato de dizer o que pensa,mostrar-se sem nenhum artificio,sem mascaras,a olho nu.Continue assim nos presenteando com belos textos cheios de verdades...

    Muita Luz sempre

    ResponderExcluir