sábado, 6 de novembro de 2010

Brasilidade

Essa semana, conversando com um espanhol no SubRosa (bar), ele me fez a seguinte pergunta: "De onde vc é?"
Respondi que brasileira.
E recebi um olhar de incredulidade, como se eu tivesse dito algo difícil de acreditar.
Não entendi.
Perguntei o porquê do espanto e a pessoa me respondeu: "É que vc não tem sotaque brasileiro, achei que fosse de algum outro lugar aqui da Espanha ou de algum outro país da América do Sul que fale espanhol."
Sem dúvida, minha primeira reação foi um sorriso e um: "Gracias". E realmente fiquei bem feliz, isso é prova de que meu 'castellano' não está nada mal.
Mas daí, mais tarde, parei pra pensar um pouco mais sobre o ocorrido e sinceramente, não sei dizer se isso realmente me deixa assim tããããão feliz.
Saber falar bem, e receber elogios por conta disso, claro, é gratificante, mas por outro lado, eu sempre ficava feliz quando alguém notava o meu sotaque brasileiro e perguntava: "brasileña?"
Sim, sou. Brasileira, e daquelas bem brasileiras mesmo. Como disse num outro post lá atrás, com muito orgulho e muito amor.
Posso falar bem o inglês, o espanhol... e um dia até aprender outras línguas e ser uma poliglota, Ótimo! Mas quero e faço questão de ser reconhecida como brasileira (e baiana, é claro!!), em qualquer lugar do mundo que eu estiver.
Será que no meio de tantos "vale", "ya está" e "no pasa nada" eu vou ter que enfiar um "ouxi" ,"beleza" e "de boa" pra me 'abrasileirar' mais??
Se for necessário, chamo até de painho, meu rei... kkkkkkkkkkkkkkk....






Trilha Sonora: "Um país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza, mas que beleza, em fevereiro, tem carnaval..." (Jorge Ben)

7 comentários:

  1. Ah nandinha, se eu fosse vc, não me preocuparia com isso não! isso com certeza é apenas uma prova do quanto vc está falando bem o espanhol, tem que estar orgulhosa de vc mesmo! beijos

    ResponderExcluir
  2. Brasileirinha linda! Aproveite o momento e perceba que isso é muito bom! A maioria dos brasileiros não conseguem chegar num espanhol tão bom a ponto de não ter sotaque, se vc conseguiu, tem que ser grata! Não vai deixar de ser menos brasileira por isso!
    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Aiiiiiiiiiiii amigaaaa!! Arrasa nesse espanhol!!!!!

    Faz tempo que nao apareço aqui ne????? agora to de voltaaaaaaaaaaaa!!! amo amo amo amo vc

    ResponderExcluir
  4. Nanda,seria bom se vc pudesse dar umas aulas para o victor valentim,(o da novela brasileira tititi)besos!!

    ResponderExcluir
  5. "Ouxi" é ótimo! kkkkkk! Tudo bem Nanda, volte a ficar feliz com o elogio que recebeu, não importa se as pessoas percebam ou não seu sotaque brasileiro, porque demonstra que és lá em seu coração. Isso é que importa.
    Beijos,

    Renato

    ResponderExcluir
  6. Nanda...

    A essência do ser humano está em preservar suas raízes,pois ali reside sua historia e por isso em qualquer lugar desse planeta devemos orgulharmos do nosso chão.
    E cá prá nós ser brasileiro é lindo...
    O cheiro do povo,as cores,a ginga,a alegria e acima de tudo a esperança que sempre nos acompanha.
    Seja sempre assim brasileiramente LINDA!!!

    Patriota Alberto Pires...rsrrsrsr

    ResponderExcluir
  7. Acho massa esse seu amor e orgulho do Brasil onde quer que vc esteja! tem muita gente que depois que passa a morar fora, insiste em criticar seu país de origem e muitas vezes, sente até vergonha de dizer de onde vem. O fato de vc ser completamente diferente, me faz ter ainda mais orgulho de ser sua amiga.
    Beijos

    ResponderExcluir