quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Amor Próprio, o próprio amor.

Ow... mais de um mês sem escrever aqui. E o mais engraçado de tudo isso é que tem tanto que quero falar...
Acho que o problema é ter que ter cuidado em como falar sobre alguns assuntos.. pois, ao mesmo tempo que acho que preciso ser sutil, quero que a mensagem chegue ao destino almejado.
Vamos ver se consigo alcançar os dois objetivos.
Amor próprio; self love; amor propio; amore di sé; l'amour de soi... não importa a língua, em todos os lugares ele significa a mesma coisa.
No dicionário diz: "Amor-próprio: s. m. Respeito que cada qual tem de si mesmo, da sua dignidade."
Eu acho que começa por aí, mas vai muito além disso.
Ultimamente tenho visto um caso típico de falta de amor próprio, aquele o qual a pessoa, talvez, de tanto amar a outrem, esquece de amar a si mesmo. Se é que tal coisa pode ser chamada de amor, ao invés de obessão. Opiniões variam acerca desse assunto.
Por mais que se ame alguém intensamente, o que eu acho sublime - diga-se de passagem - em momento ou hipótese alguma, deve-se deixar de amar primeiro a si mesmo. NUNCA.
E isso funciona pra homens e mulheres. Antes que pensem que estou fazendo algum discurso feminista aqui.
Seja qual situação for: amorosa, amistosa, profissional, etc etc, é importante manter sua auto-estima elevada. Auto-estima essa que caminha lado a lado com o amor próprio, claro. Não se pode ter uma auto estima elevada sem se amar.
Existem pessoas que por pura falta de um desses dois, ou nos piores dos casos, dos dois (o que é realmente triste), começam a ter atitudes erradas e porque não dizer: ridículas.
Conheço dois tipos de comportamento pra quem sofre de falta de amor próprio e/ou baixa auto estima. O primeiro é aquele escancarado, a pessoa insiste em se menosprezar, se colocar pra baixo, acha que não é merecedora do amor de ninguém, geralmente é complexada por algum motivo e faz questão de deixar isso bem claro pra todos que a conhecem. Este é o que considero triste.
O outro tipo é exatamente o oposto, a pessoa gosta de se auto elogiar todo o tempo, frisar sua beleza física e demais qualidades, sente a necessidade de ser querida e amada por todos, e geralmente gosta de afirmar o quanto é querida e amada por todos, mesmo quando na verdade, isso não é real, adora passar uma imagem de felicidade extrema, o quanto sua vida é maravilhosa, quando no fundo, no fundo, a intenção é disfarçar a amargura pela qual está passando... o que, ao final, fica bastante claro diante de algumas atitudes "escondidas". Escondidas entre aspas porque apenas na cabeça delas, as atitudes estão sendo totalmente discretas, quando na verdade, acredite, não estão.
Já este tipo de comportamento, por sua vez, eu considero não somente triste, como um tanto quanto ridículo.
O que essas pessoas, muitas vezes conseguem com esse tipo de atitude é despertar a compaixão, consideração, e na maioria dos casos, a pena dos outros, o que sinceramente, é uma coisa bastante deprimente. Mas tem tanta gente por aí que se contenta com isso, e muitas vezes, ainda confunde tais sentimentos como uma espécia de recíproca ao amor que oferece.
O que, claro, só gera mais pena, e portanto, é ainda mais deprimente.
Acaba virando um círculo lastimoso que dura até que alguém cria a coragem de interrompê-lo. Thank God for that! Antes tarde do que nunca.
Por isso eu sempre digo, as pessoas precisam se amar mais, pra poderem amar mais aos demais de maneira saudável.
E quando me refiro a se amar mais, não é a necessidade de jogar confete em si mesmo e se tornar uma pessoa chata, desagradável e ridícula, e que acaba virando uma piada para todos a seu redor.
Tem uma frase que eu sempre repito: "quem precisa jogar confete em si mesmo, é porque não encontra ninguém que o faça." Filosofia de botequim? Pode ser, mas eu acredito piamente nisso.

Amor próprio trata-se de respeito por si mesmo, auto valoração, em meias palavras: confiança no taco, fé no caminhãozinho... seja lá como se queira chamar, o que importa não é ter que ficar falando pra os outros, é estar dentro de vc e sentir, mas sentir realmente.
Perceber que vc e somente vc é a responsável pela sua própria felicidade, e só depende de vontade e determinação para alcançá-la.
Corre atrás, pô!!


Trilha Sonora: "Amor próprio em amor é o próprio amor" (Dalva de Oliveira)

7 comentários:

  1. Nanda...
    Que agradavel surpresa em ver que aquela garota cativante descobriu a real tradução da palavra amor...
    Pois esse sentimento nunca vem sozinho,e por isso todas as suas duvidas são reais,próprias quando ficamos atracados nessa linda emoção!!!
    Mais tenho a certeza que vc por ser tão forte irá perceber as diferenças existentes entre muitas formas de amar...A mais importante delas é aquela que sentimos por nós mesmos,e por isso a essencial...Apartir dessa descoberta todos em nossa volta iram perceber que são importantes,mais não os únicos..."Cada um sabe a dor e a delicia de ser o que é...."
    Muita Luz!
    Alberto Pires

    ResponderExcluir
  2. Assino embaixo em tudo que foi dito. Por vc, e por Alberto aí em cima.
    O que as pessoas precisam na vida é se amarem mais. O amor é um sentimento maravilhoso, mas ele só é real para com os outros quando ele é real conosco mesmo.
    Vc é linda, por dentro e por fora, segura de si e isso faz com que todos ao seu redor te admirem, alguns muitos te invejem e os que realmente te conhecem, te amem! Continue sempre assim menina linda, cada vez mais longe, consciente, amada e feliz.
    Muitos beijos saudosos

    ResponderExcluir
  3. Acho que nada mais precisa ser dito depois de vcs três! Concordo com cada palavra!
    O amor próprio é o ínicio de tudo, e todos os demais tipos de amor, só podem ser possíveis a partir deste.
    Sou fã demais! hahahaha
    Te amo, beijos beijos!

    ResponderExcluir
  4. Arrasou! Muito bom Nanda! E está certíssima em cada palavra! Beijos

    ResponderExcluir
  5. Saudades de seus "post's", estou esperando o próximo.Leio e fico uns cinco minutos repensando e juntando as frases que você escreve. Parabéns pela coerência de suas postagens, mostra que escreve sua própria opinião. Bjs, Renato.

    ResponderExcluir
  6. Menina,amar alguém esquecendo de si mesmo é barril!! Eu por exemplo "não consigo viver sem mim".
    bjos,lindinha!

    ResponderExcluir
  7. Oiiii todo mundo!!!!
    Eu nunca fui de responder os comentários dos posts... e sinceramente, não sei porquê. Tudo que me escrevem aqui é muito importante pra mim, em todos os sentidos. Fico feliz com cada palavra, cada visita...
    A partir de agora decidi que responderei aos comentários que fazem!!
    Obrigada por sempre acrescentarem meu blog! Continuem comentando, concordando, discordando, opinando, apenas visitando, o que seja!!
    Beeeeeijos a todos!! Obrigada pelas visitas!!



    QUERIDO ALBERTO, sempre com palavras adoráveis e coerentes. Conheço o amor próprio desde que me entendo por gente... a minha mãe sempre foi mto incisiva ao dizer que este é sim, o mais essencial de todos os amores, e desde aquela época eu tomei isso como um 11º mandamento. O interesse em escrever esse texto foi justamente pra ver se algumas pessoas "se tocam" e começam a se amar um pouco mais!!

    TICO QUERIDO, concordo totalmente, o amor só é real para com o outro, quando conseguimos nos amar o suficiente... só assim tbm para que um outro possa nos amar. E obrigada pelas palavras carinhosas sempre!! Saudade de vc!

    MANUCA MINHA, é o início, o fim e o meio... só cuidado com o narcisismo exagerado como de certas pessoas que conhecemos né?? Não pooodxi! kkkkkkkkk te amoooo!!!

    LIU, obrigada queridaaaa, por todos os coments, sempreeee!!!!

    RENATO, sempre bom ver um comentário seu aqui, saudade das suas visitas. Obrigada pelo elogio e fico muito feliz em saber que curte o meu blog e os meus textos! Me sinto honrada sempre que o vejo por aqui! :)

    LILIAN QUERIDA, estamos no mesmo time... eu não consigo viver sem mim tbm!!! hahahahaha pobre de quem não entende como isso é maravilhoso!!!

    ResponderExcluir