terça-feira, 7 de setembro de 2010

Imperfeito, Perfeito ou Mais que Perfeito?

Não importa qual dos três.... o nome mesmo já diz: pretérito... tempo verbal: PASSADO!!!
Por mais que tenha sido o 'mais-que-perfeito' possível... ainda assim está ali... num momento que não é mais o presente, e a não ser que tenham inventado a máquina que viaja no tempo, vc nada mais poderá fazer para vivê-lo, ou alterá-lo. Passou.
Eu sou uma adepta da opinião de que o que somos hoje, é fruto daquilo que vivemos no passado!
Sem dúvida!!
Todos os relacionamentos, amizades, alegrias, sofrimentos, dificuldades, conquistas e perdas, etc etc... enfim... tudo aquilo de menor ou maior importância seguramente ajudaram para construir o seu 'eu do presente'.
E como é bom poder ter lembranças... ahhh como é bom!
Mas uma coisa tem que ficar clara, são apenas isso: lembranças. O passado já não existe mais... e, portanto, não dá pra viver nele, dele, por ele. É preciso saber virar a página e parar de insistir em coisas que já não tem o menor sentido. E principalmente parar de viver com a armagura de não se conformar que determinada coisa acabou.
As coisas podem acabar sim. O momento acaba, a viagem acaba, uma amizade - às vezes - acaba, um trabalho acaba... e o amor, esse tbm pode acabar.
O que ficará pra sempre são as coisas boas vividas em cada uma delas (e ficam), e o aprendizado que cada coisa ruim deixou. Ponto. That's it.
Sinto pena das pessoas que tem dificuldade de enxergar um fim... seja lá do que for... e vive se martirizando, sofrendo por aquilo ou alguém.
Claro que muitas vezes não é fácil se desapegar de coisas e/ou pessoas que amamos, que foram importantes (principalmente pessoas). Vc fez planos, sonhou, idealizou, etc etc... é muito normal sofrer, faz parte do ser humano. Mas acredito que existe um limite, vc sofre por um certo tempo, mas chega uma hora que é necessário parar.
E não adianta querer passar uma imagem de que superou, que esqueceu, quando na verdade todas as atitudes mostram exatamente o oposto... nesse momento é que dá ainda mais pena.
Acredito que o problema muitas vezes é num tipo de amor que NUNCA deveria acabar... mas que existem pessoas que insistem em esquecer que ele existe, demonstram não ter, ou se tem, é bem pouquinho: o amor-próprio. Esse sim deveria existir sempre, sempre sempre. Afinal, como dizia Albert Camus, "O homem tem duas faces, não se pode amar ninguém, se não amar a si próprio".
Não vamos também nos amar demais (ou fingir que nos amamos demais) e achar ou querer mostrar que somos a coisa mais linda e incrível do universo, porque nada em excesso faz bem e é saudável. Mas isso aí já é assunto pra outro post. Logo logo...
Bom, sem mais delongas, acho que é isso... quem passa tempo demais olhando e desejando algo que já está no passado, acaba perdendo de aproveitar o presente e principalmente, perde a chance de planejar um melhor futuro.
E que triste que é isso!
"A vida só se compreende mediante um retorno ao passado, mas só se vive pra diante." (Soren K.)



#ficaadica



Trilha Sonora: "Na mudança do presente, a gente molda o futuro." (Gabriel, O Pensador)

7 comentários:

  1. Muito bom Gadeane, um de seus melhores.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom amiga!!! ADOREEEEI!!!
    Pobre de quem não consegue seguir adiante, mas é isso mesmo, falta amor próprio, única explicação! Muitaaaaaaa falta de amor próprio! E já vi com meus próprios olhos que o recado foi enviado!!! haahahahaha
    Te amoooooooooooooo e te admiro cada vez mais!

    ResponderExcluir
  3. Sensacional Nandinha! Vc tem uma capacidade de falar de certas coisas corriqueiras da vida de um modo fantástico. Parabéns! Beijos

    ResponderExcluir
  4. Muito bom amiga!! Adorei!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Ponderada Nanda,
    "Tudo passa,até uva"?!Vai aqui diretamente de Ipirá minha filosofia de boteco.
    Beijos,menina linda e muita energia positiva pra vc aí por este mundo de meu Deus.

    ResponderExcluir
  6. "O tempo presente é o único no qual podemos reparar o passado e construir o futura." (autor desconhecido)

    Bjs...

    Renato

    ResponderExcluir
  7. Dalvananda de Oliveira

    Pelas suas palavras vc vai até a última gota,até o último cheiro,até o último suspiro do AMOR!!!!
    Sabe o que quer,como quer e onde chegar!!!
    Sofre,toma um porre de melancolia dos que sabem que chegou o fim,viaja com todas as musicas cumplices desse ingrato amor,liga para os amigos,desabafa,chora,faz profecias futuras
    ,dessas que fazemos no alge da dor..
    O amor serve para isso: mudar nosso prumo,nos colocar em situações nunca antes imaginadas..
    Ele é assim essencialmente necessário...
    Muitos AMORES estão por vir...

    Muita Luz

    Alberto Pires

    ResponderExcluir