sexta-feira, 9 de abril de 2010

E seu time, qual é?

Eu realmente fico impressionada como o ser humano tem uma certa tendência em gostar de ser enganado.
Em todos os ramos da vida, ou quase todos.
As pessoas gostam de escutar apenas aquilo que soa bem aos seus ouvidos... mesmo que no fundo, saiba que não é verdadeiro.
Não consigo entender porquê.
De que vale um falso elogio? Um falso sentimento? Uma falsa preocupação? Uma falsa amizade? Um falso amor?
Pra mim, não vale de nada.
Gosto de coisas reais, o falso não me agrada. Nem um pouco.
É obvio que a opção pela mentira não é uma característica intrínseca a todos os seres humanos, existem aqueles que fazem parte do time "a verdade, sempre a verdade, por mais que ela possa doer".
Eu faço parte desse time.
Tenho que concordar que às vezes a mentira parece ser um caminho mais fácil e menos doloroso para solucionar algum problema. Mas nem sempre o caminho mais fácil leva ao melhor lugar, pelo contrário... às vezes o que é facil demais, não é tão virtuoso quanto deveria e poderia ser.
E às vezes - na maioria delas, manter uma mentira dá muito mais trabalho que contar uma verdade, porque ela vai criando ramos a partir dela mesma, e vc vai se enrolando, enrolando... e quando vê... já está sufocada com ela. Mentir pode ser fácil... se o quesito é banal... mas pode ser muito complicado dependendo da situação, e daí é preciso ser muito ator/atriz pra manter a calma e seguir com o "script" direitinho sem dar bandeira.
Boa sorte!
É fato que ouvir determinadas verdades doem... e falar determinadas verdades, doem mais ainda. E por isso, é preciso coragem pra falar, pra ouvir, e, principalmente, pra saber viver com as mesmas.
Por muitas vezes, mentimos na intenção de amenizar alguma coisa, para não magoar, para tentar não machucar alguém, mesmo sabendo, que no fundo, nada daquilo é verdadeiro e que aquela pessoa merecia a verdade. E aí? Onde está a coragem? A honestidade?
Sai pela janela quando o medo entra pela porta.
Medo de se arrepender de algo que possa ser dito... medo da atitude daquela outra pessoa quando souber da tal verdade, medo que aquela pessoa passe a não gostar tanto, ou mais de vc, por conta disso... enfim... medo!
Porém, qualquer que seja ele, existe para ser superado, transplantado. E não usado como desculpa. Como diz o clichê: "o medo é a desculpa dos covardes". E é verdade.
Sei que é muito mais fácil falar... difícil mesmo é na prática.
E muitas vezes, é muito difícil sim.
Existe também aquela mentira que a princípio, parece ser na intenção de preservar alguém, quando na verdade, no fundo no fundo, a pessoa está querendo preservar a si mesmo. De alguma forma, essa própria pessoa não está preparada para conviver com as consequências que todas as verdades trazem consigo... e aí neste caso, a mentirinha parece ser sim o melhor caminho a ser seguido, até surgir a coragem. Quando surge. O problema é que esta mentirinha que parece ser inofensiva - para alguns, é tão grave como qualquer outra. E ainda pior, porque está baseada em dois sentimentos repugnantes: egoísmo e covardia.
Não sou uma pessoa nada egoísta, e isso posso afirmar tranquilamente, mas é claro que já tive meus momentos de covardia... não sou hipócrita. Já me ocorreu de mentir achando que estava preservando alguém, com medo da verdade magoar ainda mais essa pessoa, e não ter coragem de falar o que devia ser dito, mesmo quando eu sabia que ela merecia saber de toda a verdade.
Da mesma forma, já me ocorreu de ser sincera demais, magoar, e pensar comigo mesma, se naquela situação, eu não deveria ter mentido para evitar tudo aquilo... para que as coisas não tomassem o rumo que tomou.
Eu não costumo me arrepender das coisas que faço, até porque todas elas - boas ou ruins - serviram como aprendizado de alguma forma, e, colocando na balança os dois tipos de situação, posso dizer hoje, tranquilamente, que fico com a segunda. Prefiro repetí-la.
Magoei alguém sim, verdade... e isso dói... verdade! Mas ao menos, não carrego a culpa de fazê-lo se prender e acreditar em algo inexistente, falso. Isso magoaria muito mais quando viesse à tona, creio eu.
E ainda digo mais, também já estive do outro lado, claro! Já ouvi verdades que gostaria muito de não ouvir, e que por uma fração de segundos pensei se não seria melhor se a pessoa tivesse mentido pra mim.
Fração de segundos, e só.
A sensação de ser enganada me dá nojo, e pra mim, nojo é pior que tristeza. Demora mais a passar. E as vezes, simplesmente não passa.
A verdade pode doer naquele momento, e vc chora, fica triste... e passa... e dá sempre pra aprender alguma coisa disso tudo, é só saber enxergar.
E querer enxergar.
Daí é que entra uma outra questão... um outro tipo de mentira que me enoja ainda mais que as demais: é a mentira pra si mesmo. Tem gente que cria um mundo tão gigante cheio de sentimentos falsos, situações irreais, e se sente tão bem com a ilusão que criou, que passa a acreditar que aquilo tudo é realmente verdade. Eu queria mesmo saber e entender como determinadas pessoas tem essa capacidade de mentir pra elas mesmas e conseguir se enganar e se prender a algo falso e irreal, simplesmente pelo medo de encarar uma realidade, que em algum momento, não vai dar mais pra fugir.
E aí?
O que fazer quando a verdade bater na porta e não tiver mais a janela pra escapar?
O que fazer quando algo te trouxer de volta pra esse mundinho aqui?
É nessa hora que aquele medo do qual se tentou fugir anteriormente... volta dobrado! Cheio de angústia e desespero, porque se desaprende a viver como uma pessoa normal.
E é por isso que prefiro o meu time. Prefiro o meu mundo... real... regado de alegrias e tristezas, choros, sorrisos e risadas, com perdas, vitórias, conquistas, amores, amizades, decepções... mas tudo meu... verdadeiramente meu.




Trilha Sonora: "Olha lá, quem sempre quer vitória e perde a glória de chorar..." (Los Hermanos)

7 comentários:

  1. Sei q tdo mundo aqui aaama suas reflexões.O mais incrível é saber que tudo isso parte de uma pessoa tão jovem.Gosto de ler sobre suas experiencias.Quando vc conta,a gente sorri ou chora,pensa,relembra,enfim a gente vive.
    Beijos,Nanda.

    ResponderExcluir
  2. Sou do seu time amiga!
    Não tenho essa mesma coragem de ser sempre tão sincera, mas tento ao máximo.
    Admiro sua sinceridade e sua coragem de encarar todos os problemas de frente. Já sabe que sou sua fã né?

    Te amoooooooo!!

    By:Manu

    ResponderExcluir
  3. Já estava sentindo falta das suas reflexões. Gosto de ouvir cada uma delas, e é impressionante como sempre concordo com vc. A mentira pode parecer sim o caminho mais fácil, mas a verdade é e sempre vai ser a melhor escolha.
    Adoro sua transparência.
    bjs minha linda

    ResponderExcluir
  4. Coisa boa poder te "ler" aqui de novo!

    Saudades amiga, bjosssss

    ResponderExcluir
  5. "... não farão injustiça, nem falarão mentira, nem se achará na sua boca uma língua ardilosa; pois eles mesmos pastarão e realmente se deitarão, e não haverá quem [os] faça tremer.”
    (Sofonias 3:13)

    Cara Nanda, essa é a promessa do nosso DEUS (Jeová)criador do universo.

    Beijos
    REN@TO S@NTOS

    ResponderExcluir
  6. ...traigo
    sangre
    de
    la
    tarde
    herida
    en
    la
    mano
    y
    una
    vela
    de
    mi
    corazón
    para
    invitarte
    y
    darte
    este
    alma
    que
    viene
    para
    compartir
    contigo
    tu
    bello
    blog
    con
    un
    ramillete
    de
    oro
    y
    claveles
    dentro...


    desde mis
    HORAS ROTAS
    Y AULA DE PAZ


    TE SIGO TU BLOG




    CON saludos de la luna al
    reflejarse en el mar de la
    poesía...


    AFECTUOSAMENTE
    MARIA


    ESPERO SEAN DE VUESTRO AGRADO EL POST POETIZADO DE EL NAZARENO- LOVE STORY,- Y- CABALLO, .

    José
    ramón...

    ResponderExcluir