terça-feira, 27 de outubro de 2009

Diferenças.

As pessoas perdem muito tempo se aborrecendo com besteiras na vida.
É claro que eu sei que nem tudo são flores, mas, será que não dá pra entender que a vida é muito curta e que cada momento aqui é precioso e único?
Eu, sinceramente, sempre pensei assim, mas a cada dia que passa isso fica mais claro pra mim.
Ao invés das pessoas gastarem sua energia brigando, julgando e criticando os outros, deveriam procurar gastar com coisas mais importantes. Deveriam aprender como viver melhor, enxergar a vida por outros ângulos, conhecer um outro lado... dessa forma se aprende a criticar menos, julgar menos, aceitar mais e, principalmente, respeitar mais.
O nosso jeito nem sempre é o certo. Nossa visão nem sempre é a mais nítida. Nossos sentimentos nem sempre são os mais verdadeiros e intensos. Nossas preocupações nem sempre são justificáveis e nossas decepções nem sempre fazem sentido.
E no momento que se enxerga isso, a gente já não se aborrece tanto, pq começa a entender que a atitude do outro, pelo fato de ser diferente da sua, não está, necessariamente, errada. Somente diferente. E portanto, não há pq se decepcionar.
E que mal há em ser diferente?
Nenhum, penso eu. Muito pelo contrário, acho que as diferenças são válidas e nós aprendemos sempre com elas. Porém, para isso é preciso aceitá-las, claro!
Não podemos esperar que os outros tenham o mesmo comportamento, gostos e atitudes que nós. Justamente pq cada ser é, em si, naturalmente único. Cada um esboça sua reação e seu sentimento a determinadas coisas de forma diferente, e um sentimento nunca é igual ao outro. E que monótono se fosse.
Deveríamos aproveitar o tempo que temos pra viver, conhecer melhor as pessoas, experimentar novas sensações, quebrar conceitos antigos, enxergar que as diferenças existem e precisam ser respeitadas, e amar e admirar as pessoas como elas são.
É impossível dissociar o amor do respeito, se vc ama, vc respeita.










Ps. Eu te amo!



Trilha Sonora: "Amar não é ter que ter sempre certeza, é aceitar que ninguém é perfeito pra ninguém. É poder ser você mesmo e não precisar fingir..." (Jota Quest)

10 comentários:

  1. Concordo em gênero, número e grau linda! as diferenças estão aí para serem respeitadas. Adorei o texto, vc além de linda, é talentosa. rsrsrs bjos

    ResponderExcluir
  2. "Como maçãs de ouro em esculturas de prata é a palavra falada no tempo certo para ela". (Pvovérbios 25:11)

    Cara Fernanda, é impressionamte como voçê conseque transmitir sentimentos fortes de forma a parecer suave. Espero que obtenha êxito na mensagem que transmitiu!

    Grande abraço,

    REN@TO S@NTOS

    ResponderExcluir
  3. Eh amiga, devo concordar com o Renato.
    Vc tem essa capacidade de falar de coisas fortes com uma delicadeza que eh soh sua.
    Vc eh demais, demaisss!!!
    E tenho certeza que a mensagem vai ser lida e entendida. :)

    Teee amooooo demaisss!!

    beijitossssssssss

    ResponderExcluir
  4. Para poder entender, mesmo, essa mensagem, é preciso amar incondicionalmente, pois se há diferenças a serem respeitadas, existe diferenças também de amar a serem entendidas.
    Nada pode ser rotulado, pois cada um é cada um,não é mesmo? Entender as diferenças é fácil, difícil é compreender mudanças radicais. Fácil é olhar por um ângulo só. Difícil é encarar os quatro lados da parede ou os dois da moeda. O ser humano, por instinto natural, só olha mesmo o seu lado da moeda e, esquece, do outro lado, do outro ser, da outra pessoa, pois acha que a sua razão é a certa. Mas, pior que aprender a aceitar e respeitar as diferenças, é aceitar as mudanças radicais maléficas. Essas sim são dolorosas. A minha idade e a minha vivência, já me deixam pós graduada em aceitar e respeitar as diferenças, contudo as mudanças, quando essas são radicais e, ainda pior quando são "bastardas", maléficas, me concedo fazer parte de uma boa classe de alfabetização.
    Nanda, não se preocupe, na sua vida, pelo seu longo caminho ainda a percorrer, encontrarás inúmeras pessoas que não respeitam as diferenças e não entendem as mudanças radicais. Como vc bem disse, temos que respeitar.
    Bjos
    Mainha

    ResponderExcluir
  5. Ué, mas se a pessoa está cheia de energia para gastar qual o problema em brigar, julgar e criticar?

    Eu mesmo agora queria dormir mas estou sem sono algum, se estivesse alguem aqui comigo gastaria minhas energias com ela :p

    ResponderExcluir
  6. Nanda,isso começou qdo Hitler cismou q todo judeu tinha que morrer.Mentira, isso começou qdo Eva mordeu a maçã.Logo após comer o fruto,sentiu-se envergonhada por estar nua.Adão também sentiu o mesmo e percebeu q havia uma diferença.Cobriram as genitálias com folhas de parreira e adeus paraíso,onde tudo era tão igual.
    Beijo,amigona!

    ResponderExcluir
  7. Olá Fernanda!

    Tá explicado de onde vem tanta habilidade com as palavras. A "sra Beth Berenguer" nos dá uma aula em seu comentário!

    Conhecem a ilustração do copo d`água? Ele está pela metade mas ninguém diz que está MEIO CHEIO,dizem apenas que está MEIO VAZIO.

    É preciso enxergar os pontos positivos das pessoas, não seus defeitos de humano imperfeito.

    Grande abraço,

    REN@TO S@NTOS
    (renatoipira.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  8. Gastar energia com o que vale a pena. Vc sempre me disse isso.
    Está certíssima minha Bu, a vida é muito curta pra ficar se aborrecendo e brigando com quem ama! :)

    Te Amo! Te Amo!

    ResponderExcluir
  9. Amor é para poucos! Porém existem pessoas que realmente amam, o problema é achar!

    ResponderExcluir
  10. Nanda

    "Faça o que for necessário para ser feliz.Mas não esqueça que a felicidade é um sentimento simples,você pode encontrá-la e deixa-la ir embora por não perceber sua simplicidade."Mário Quintana

    O simples é muito especial...

    Muita Luz

    Alberto Pires

    ResponderExcluir